- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

ONU: ataques israelenses ao campo de refugiados de Jabalia podem ser considerados crimes de guerra

© AFP 2023 / Mohammed AbedPalestinos procuram sobreviventes após um ataque aéreo israelense em prédios no campo de refugiados de Jabalia, na Faixa de Gaza
Palestinos procuram sobreviventes após um ataque aéreo israelense em prédios no campo de refugiados de Jabalia, na Faixa de Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 01.11.2023
Nos siga no
Os ataques aéreos israelenses ao campo de refugiados de Jabalia, na Faixa de Gaza, podem constituir crimes de guerra devido ao elevado número de vítimas civis, declarou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) nesta quarta-feira (1º), nas redes sociais.

"Dado o elevado número de vítimas civis e [dada] a magnitude da destruição causada pelos ataques aéreos israelenses contra o campo de refugiados de Jabalia, estamos seriamente preocupados que estes sejam ataques desproporcionais, que possam constituir crimes de guerra", diz o comunicado.

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, condenou em comunicado o assassinato de civis no ataque levado a cabo por Israel contra o campo de refugiados localizado na cidade palestina de Jabalia ontem (31).
No texto lido pelo porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, Guterres afirmou estar "horrorizado" com a escalada de violência e apelou às partes para que respeitem o direito internacional, que condenou "nos termos mais duros qualquer assassinato de civis".
As Forças de Defesa de Israel (FDI) confirmaram ter atacado o campo de Jabalia na tentativa de liquidar um chefe do movimento palestino Hamas e explicaram as mortes dos civis como uma "tragédia de guerra".
A porta-voz do ACNUDH, Ravina Shamdasani, também declarou que o bloqueio da Faixa de Gaza e o bombardeio de zonas densamente povoadas por Israel são crimes de guerra.
Criança resgatada em meio aos destroços após ataque de Israel que destruiu prédio. Faixa de Gaza, 10 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Panorama internacional
Porta-voz de Israel confirma ataque a campo de refugiados em Gaza e justifica morte de civis
De acordo com o Ministério do Interior do enclave, pelo menos 50 pessoas morreram e centenas ficaram feridas no campo de refugiados com os bombardeios.
O cerco e os ataques à Faixa de Gaza continuam. Agora, as forças terrestres israelenses, com apoio aéreo e marítimo, romperam a linha de frente da defesa do Hamas no norte do enclave, segundo o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), Daniel Hagari.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала