- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Inflação na zona do euro cai para o mínimo de 2 anos à medida que a economia contrai, diz mídia

© AFP 2023 / Aris MessinisZona do euro
Zona do euro - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Nos siga no
O produto interno bruto (PIB) do terceiro trimestre caiu 0,1% em relação ao trimestre anterior, com o peso do aumento das taxas e os preços ao consumidor aumentando 2,9% em relação a outubro do ano anterior.
De acordo com a Bloomberg, a inflação na zona do euro diminuiu para o seu nível mais baixo em mais de dois anos, à medida que a economia do bloco encolheu na sequência de um aumento sem precedentes nas taxas de juro.
Os preços ao consumidor subiram 2,9% em outubro — abaixo dos 4,3% do mês anterior e melhor do que a estimativa mediana de 3,1% segundo pesquisa da Bloomberg. Em paralelo, o Eurostat disse que o PIB do terceiro trimestre caiu 0,1% contrariando as estimativas de estagnação.
Nesta terça-feira (31), os dados mostram que, apesar dos consecutivos aumentos nas taxas de juros do Banco Central Europeu estejam colaborando para baixar as taxas de inflação de volta para o objetivo de 2%, também estão afetando as famílias e as empresas, ao aumentarem acentuadamente os custos dos empréstimos.
O maior ponto fraco da Europa é também a sua maior economia, a Alemanha, que revelou na segunda-feira (30) que a produção encolheu 0,1% no terceiro trimestre. O PIB mal aumentou durante um ano e uma recessão é agora uma possibilidade real.
Estação ferroviária de carga, com a sede do Banco Central Europeu visível no horizonte em Frankfurt, Alemanha, 28 de agosto de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
Contração econômica na zona euro continuou pelo 4º mês consecutivo, detalha estudo
A leitura do PIB contrasta fortemente com a dos EUA, que na semana passada reportou um crescimento abundante entre julho e setembro, ao mesmo tempo que conseguiu reduzir a inflação.
Até agora, a zona do euro tinha evitado quaisquer recessões trimestrais. A presidente do BCE, Christine Lagarde, que supervisionou uma pausa nas taxas na semana passada, vê uma produção moderada por enquanto, mas diz ser prematuro pensar em cortes na taxa de juros para animar a atividade econômica no bloco.
Embora os elevados custos de financiamento devam devolver os ganhos de preços ao objetivo em 2025, uma medida das principais pressões que exclui alimentos e energia está recuando menos rapidamente.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала