- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Buscando novos amigos e urânio': mídia revela objetivo da visita de Macron à Ásia Central

© AP Photo / Lukas BarthPresidente da França, Emmanuel Macron, fala ao celular antes de uma sessão de trabalho no Castelo de Elmau, sul Alemanha, durante a Cúpula do G7, 27 de junho de 2022.
Presidente da França, Emmanuel Macron, fala ao celular antes de uma sessão de trabalho no Castelo de Elmau, sul Alemanha, durante a Cúpula do G7, 27 de junho de 2022. - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Nos siga no
O objetivo da visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Cazaquistão e ao Uzbequistão, previstas para esta semana, é melhorar a segurança energética da França, relata a agência Bloomberg citando fontes.
Emmanuel Macron efetua uma visita oficial ao Cazaquistão em 1º de novembro e, no dia seguinte, ao Uzbequistão.

"O presidente Emmanuel Macron viajará esta semana à Ásia Central, rica em energia, para visitar o Cazaquistão e o Uzbequistão, dois fornecedores de urânio que alimentam os reatores nucleares do país", observa a publicação, acrescentando que o objetivo do líder francês "será buscar urânio e novos amigos".

Além disso, segundo fonte da agência, essa visita de Macron tem outro motivo - tentar influenciar a suposta dependência das antigas repúblicas soviéticas da Rússia.
No Cazaquistão operam mais de 170 empresas francesas e joint ventures. Entre elas estão a Total Energies, Air Liquide, Airbus, Alstom, Orano e Danone, que são os principais investidores no país. No ano passado, o Cazaquistão e a França aprovaram um roteiro para a cooperação comercial, econômica e de investimento até 2030.
A Bloomberg relata ainda que a expansão da presença no Cazaquistão da empresa Orano (multinacional com sede na França especializada na mineração e enriquecimento de urânio) estará na agenda durante a visita oficial de Macron ao país.
Emmanuel Macron, presidente da França (à esquerda), e Olaf Scholz, chanceler da Alemanha (à direita), participam de reunião com Vjosa Osmani, presidente da autoproclamada república de Kosovo, à margem da Cúpula da Comunidade Política Europeia (CPE, na sigla em inglês), em Bulboaca, Moldávia, 1º de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2023
Panorama internacional
Alemanha, França e Itália querem que a Sérvia 'faça o reconhecimento de fato' do Kosovo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала