- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Vazão das Cataratas começa a reduzir; volume ainda é 15 vezes maior que o normal (VÍDEO)

© Urbia Cataratas/DivulgaçãoChuvas no Paraná fizeram Cataratas do Iguaçu atingirem níveis históricos. Foz do Iguaçu, 30 de outubro de 2023
Chuvas no Paraná fizeram Cataratas do Iguaçu atingirem níveis históricos. Foz do Iguaçu, 30 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 31.10.2023
Nos siga no
As fortes chuvas que atingem o Sul do Brasil desde o fim de agosto tem feito os cursos d’água da região atingirem marcas históricas. Na fronteira com a Argentina, as enchentes das as Cataratas do Iguaçu fecharam parcialmente o cartão postal e até as passarelas mais altas foram atingidas.
Na segunda-feira (30), o fluxo de água que desceu das cachoeiras no Paraná ultrapassou 24 milhões de litros por segundo.
Já nesta terça-feira (31), o volume começou a diminuir e chegou a 18 milhões e 100 mil litros d’água por segundo.
O valor é 15 vezes maior que o nível normal das cataratas, de 1,5 milhão de litros por segundo, e o segundo maior da história. "É o maior volume de água dos últimos anos", disse a Urbia à AFP, empresa responsável pela visitação turística no Parque Nacional do Iguaçu.
O maior volume de água já registrado aconteceu em 2014, quando a vazão de água chegou a 46,3 milhões de litros por segundo.
Equipes técnicas da Urbia Cataratas e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que gerencia o parque nacional, monitoram em tempo real a situação do rio Iguaçu.
Apesar da vazão ter começado a baixar, a passarela que dá acesso ao mirante da Garganta do Diabo segue interditada por motivos de segurança. Já as estruturas que levam à Trilha das Cataratas estão liberadas.
Por conta da procura turística, o parque está com horário de visitação ampliado, das 8h às 16h, entre os dias 2 e 5 de novembro. Também haverá reforço na equipe de todo o circuito turístico.
As Cataratas do Iguaçu estão entre as maiores do mundo, com 275 cachoeiras formadas pelo rio Iguaçu.
Ciclone em alto mar - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2023
Notícias do Brasil
Brasil no olho do furacão: região Sul do país vive alarmante temporada de ciclones

Chuvas acima da média

Por conta do El Niño, que já provocou temporais históricos em todo o Sul do Brasil e o efeito inverso no Norte, a expectativa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de chuvas acima da média na região, principalmente Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As precipitações podem superar 160 milímetros, com a possibilidade de alagamentos, deslizamentos de terra e granizo.
Em Porto Alegre, o nível do lago Guaíba subiu mais de três metros e ultrapassou a cota de inundação, o que deixou pontos turísticos como a orla e o Cais Mauá parcialmente abaixo d’água. O inverno, que terminou no fim de setembro, foi o mais chuvoso no estado nos últimos 62 anos.

Histórico de cheias:

1983: 35 milhões de litros por segundo
2014: 46,3 milhões de litros por segundo
2023: 24,2 milhões de litros por segundo

Histórico de secas:

1979: 100 mil litros por segundo
2006: 245 mil litros por segundo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала