DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Estudo detecta no espaço rajadas rápidas de rádio incrivelmente breves

CC BY 4.0 / ESO / M. Kornmesser / imagem recortadaRápida explosão de rádio passa pelo espaço e atinge a Terra (representação artística)
Rápida explosão de rádio passa pelo espaço e atinge a Terra (representação artística) - Sputnik Brasil, 1920, 28.10.2023
Nos siga no
As chamadas explosões ultracurtas foram descobertas a três bilhões de anos-luz da Terra, e podem ajudar a pesquisar os mistérios do espaço entre as galáxias.
Uma equipe internacional de astrônomos identificou rajadas rápidas de rádio (FRB, na sigla em inglês) com duração de apenas um milionésimo de segundo, uma fração da duração observada anteriormente, descobriu uma pesquisa conduzida por eles e publicada na revista Nature Astronomy.
"Por coincidência, descobri que havia um conjunto de dados públicos que poderíamos usar para isso", afirmou o autor principal Mark Snelders, astrônomo da Universidade de Amsterdã, Países Baixos.
O estudo foi o primeiro a observar as explosões ultracurtas, determinadas como sendo da FRB 20121102A, situada a três bilhões de anos-luz de distância da Terra.
As pesquisas anteriores não eram suficientemente sensíveis para detectar esses pulsos extremamente breves porque os métodos de coleta de dados não eram sensíveis o suficiente.
Mapa 3D de campo magnético de superbolha cósmica desvenda formação de estrelas próximas ao Sol - Sputnik Brasil, 1920, 12.06.2023
Ciência e sociedade
Campo magnético pode desvendar origem misteriosa de rajada rápida de rádio
Os astrônomos utilizaram dados originalmente coletados pelo Telescópio Green Bank, parte do projeto Breakthrough Listen (Avanço Ouvir, em inglês), cujo objetivo inicial era procurar sinais de rádio de vida extraterrestre inteligente.
À medida que as FRB atravessam a vastidão do espaço, elas exibem uma curva distinta em seus sinais, com certas frequências chegando aos nossos detectores mais cedo do que outras, pois alguns sinais são perturbados por interações com gás e poeira ao longo de sua jornada em direção à Terra.
Essa característica única pode ser aproveitada para mapear as regiões difíceis de observar entre estrelas e galáxias, oferecendo uma compreensão mais abrangente de como as galáxias recolhem gás do cosmos.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала