- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

PGR aciona STF contra limitação de mulheres nos quadros das Forças Armadas

© Marcello Casal Jr/Agência BrasilMulheres que atuam no Exército participam de desfile cívico. Brasília (DF), 7 de setembro de 2023
Mulheres que atuam no Exército participam de desfile cívico. Brasília (DF), 7 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Nos siga no
No Exército, elas representam 6% do efetivo, e a composição feminina de outras forças não é tão diferente: Marinha tem 11% e Força Aérea Brasileira, 18%. Na mesma data em que o Censo revelou que pela primeira vez as mulheres são maioria em todas as regiões do Brasil, a PGR acionou o STF para discutir a questão nas instituições.
A procuradora-geral da República interina, Elizeta Ramos, entrou com três ações no Supremo Tribunal Federal (STF) para suspender normas que restringem vagas para mulheres nos quadros das Forças Armadas. Em seus editais internos, Marinha, Exército e Aeronáutica trazem o percentual de mulheres que podem atuar nos cursos de formação de militares.
"Não há fundamento razoável e constitucional apto a justificar a restrição da participação feminina em corporações militares. Se o legislador e as próprias corporações consideram que as mulheres são aptas a exercer os referidos cargos, não é plausível estabelecer impedimentos ou restrições ao exercício desse direito fundamental, sob pena da configuração de manifesto tratamento discriminatório e preconceituoso", disse na ação.
Para Elizeta, as mulheres deveriam concorrer dentro de 100% das vagas ofertadas nos concursos militares. "Por inexistir respaldo constitucional para oferecimento de tratamento prejudicial e contrário às mulheres na concretização do direito de acesso a cargos públicos, havendo, pelo contrário, dever expresso imposto ao Estado de inclusão, de inserção e de concessão de tratamento mais benéfico às candidatas do sexo feminino em concursos públicos, não podem os poderes públicos criar restrições, proibições ou impedimentos", acrescentou.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante visita ao Complexo Naval de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro, em 22 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.09.2023
Notícias do Brasil
Desideologizar relações: analistas apontam caminho para fortalecer indústria de defesa do Brasil

Os questionamentos

Com relação ao Exército, a ação da PGR diz que a força não assegura a participação feminina em todas as patentes e linhas de ensino militares. Já na Marinha, há autonomia para o comando definir capacitações e atividades com base no gênero, enquanto a Aeronáutica destina todas as vagas do curso de formação de oficiais de infantaria para homens. Ainda não há prazo para o Supremo analisar as ações.

Concursos públicos da PM suspensos

Os questionamentos da PGR chegaram ao STF na mesma semana que o ministro Cristiano Zanin suspendeu o concurso público da Polícia Militar do Rio de Janeiro. O motivo: outra ação da procuradoria que questionava a reserva de apenas 10% das vagas para mulheres. As provas seriam realizadas em agosto do próximo ano. No mês passado, ainda foi suspenso outro certame, desta vez da Polícia Militar do Distrito Federal, que também fixava limite de participação feminina em 10%.
Nas polícias estaduais, que são subordinadas aos governos locais, a participação média feminina é de 11% no efetivo militar e de cerca de 28% no civil.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала