- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ex-deputado ucraniano que fugiu do país por causa da posição pró-russa sofre atentado

© Sputnik / Nina ZotinaEx-deputado ucraniano, Oleg Tsarev que fugiu do país por causa da posição pró-Rússia pelas autoridades ucranianos
Ex-deputado ucraniano, Oleg Tsarev que fugiu do país por causa da posição pró-Rússia pelas autoridades ucranianos - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Nos siga no
Ex-deputado ucraniano Oleg Tsarev, que fugiu do país por causa da posição pró-russa, sofreu tentativa de assassinato, confirmou o chefe da República Popular de Donetsk (RPD), Denis Pushilin.

"Sobre Oleg Tsarev: desejamos-lhe saúde, sabemos que está em estado grave. Os serviços de segurança estão a funcionar, estamos à espera da informação completa", disse Pushilin aos jornalistas.

Um caso judicial foi iniciado para investigar o atentado contra o ex-deputado ucraniano Oleg Tsarev por seu posicionamento pró-Rússia, informou o Serviço Federal de Segurança (FSB, na sigla em russo) da Rússia.
Além disso, as atividades de busca operacional e ações investigativas já estão em andamento, segundo o serviço.
Tsarev foi deputado da Suprema Rada de 2002 a 2014 pelo Partido das Regiões e vice-chefe da representação do Partido das Regiões na Rada. Ele concorreu para presidente da Ucrânia nas eleições antecipadas de 25 de maio de 2014, mas retirou sua candidatura.
Em 2014 ele apoiou as repúblicas de Donbass e tornou-se presidente do Parlamento da Novorossiya (união da RPD e da RPL). Posteriormente, o ex-deputado, segundo informou a mídia, desistiu de sua carreira na política e se concentrou na gestão de clínicas de saúde no mar Negro.
Quando, pouco antes do início da operação especial na Ucrânia, o jornal Financial Times escreveu, com referência à inteligência ocidental, que Tsarev poderia liderar uma mudança de governo na Ucrânia, ele negou esses rumores, chamando-os de "uma situação engraçada".
Na Ucrânia, Tsarev, em conexão com seu apoio ao Donbass, foi condenado à revelia a 12 anos de prisão por "atentar contra a integridade territorial da Ucrânia" e "tentar derrubar a ordem constitucional".
Vice-presidente da câmara baixa do Parlamento russo Sergei Neverov (segundo à esquerda) no funeral da jornalista e cientista política Daria Dugina, em 23 de agosto de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2023
Panorama internacional
WP, com referência a fontes, afirma que assassinato de Daria Dugina foi organizado pela Ucrânia
Isso não são primeiras tentativas do assassinato da parte ucraniana. No dia 20 de agosto de 2022, a jornalista e ativista política russa, Daria Dugina, morreu em um ataque terrorista na região de Moscou, quando o carro do seu pai, o filósofo Aleksandr Dugin, que ela estava conduzindo, explodiu após acionar uma bomba.
Em abril deste ano, ocorreu uma explosão em um café de São Petersburgo, matando uma pessoa e ferindo mais 32, informou o governador da cidade russa. A vítima mortal foi Maksim Fomin (mais conhecido como Vladlen Tatarsky), ex-miliciano independentista da região de Donbass e famoso correspondente de guerra russo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала