DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Cratera na superfície de Plutão pode ser um supervulcão gelado, sugere estudo

© NASA . NASA/JHUAPL/SwRIA imagem combina imagens azul, vermelha e infravermelha tiradas pela Câmera Visual Multiespectral de Imagens. Na imagem a superfície do Plutão possui um leque de cores, azul, amarelo, cor de laranja e vermelho.
A imagem combina imagens azul, vermelha e infravermelha tiradas pela Câmera Visual Multiespectral de Imagens. Na imagem a superfície do Plutão possui um leque de cores, azul, amarelo, cor de laranja e vermelho.  - Sputnik Brasil, 1920, 27.10.2023
Nos siga no
Uma cratera enorme e bizarra na superfície de Plutão pode realmente ser um supervulcão gelado adormecido.
Acredita-se que a cratera Kiladze, uma estrutura de 43 quilômetros de largura situada em Sputnik Planitia, uma região em forma de coração na superfície de Plutão, seja um poderoso supervulcão, de acordo com um novo estudo publicado no servidor de pré-impressão arXiv.
Os criovulcões são semelhantes aos vulcões comuns encontrados na Terra, mas em vez de expelir lava, eles expelem água congelada e outras substâncias químicas como a amônia de dentro de um corpo celeste. Criovulcões têm sido encontrados em muitas luas de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, e em vários cometas que passam pelo Sistema Solar.
O estudo sugere que a cratera de Kiladze é na verdade um criovulcão baseando-se em observações de sua aparência feitas pela sonda New Horizons durante seu sobrevoo por Plutão em 2015.
As imagens feitas pela sonda do planeta anão revelaram que havia gelo de água espalhado em torno de Kiladze, o que era incomum, já que o resto do planeta é coberto principalmente por nitrogênio congelado e metano. Além disso, a espectroscopia da cratera revelou que o gelo de água continha amônia.
Esta ilustração mostra uma estrela anã branca sugando detritos de objetos destruídos em um sistema planetário - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Ciência e sociedade
Asteroide próximo pode conter elementos superpesados que não existem na tabela periódica, diz estudo
A aparência de Kiladze também se assemelha mais a uma cratera formada tectonicamente, ao invés de uma cratera de impacto.

"Enquanto Kiladze tem alguma semelhança com uma cratera de impacto, é um pouco diferente em detalhes de outras crateras de impacto existentes no Plutão", disse Dale Cruikshank, cientista planetário do Centro de Pesquisa Ames da NASA e coautor de artigo à Newsweek.

Se KIladze for de fato um criovulcão, seria uma descoberta fascinante para os cientistas, uma vez que exigiria uma fonte de aquecimento de dentro do planeta anão.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала