- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel suspende vistos a funcionários da ONU em retaliação a fala de Guterres sobre ataque do Hamas

© Sputnik / Kristina Afanaseva / Acessar o banco de imagensBandeira de Israel em Jerusalém (imagem referencial)
Bandeira de Israel em Jerusalém (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Nos siga no
Secretário-geral da ONU disse que o ataque do Hamas a Israel ocorreu após décadas de ocupação sufocante perpetrada contra o povo palestino.
O governo israelense anunciou nesta quarta-feira (25) que vai suspender os vistos para funcionários da Organização das Nações Unidas (ONU) em retaliação a declarações dadas pelo secretário-geral da organização, António Guterres.
Na última terça-feira (24), em uma sessão da ONU para discutir a situação na Faixa de Gaza, Guterres afirmou que o ataque do Hamas do dia 7 de outubro ocorreu após décadas de ocupação sufocante perpetrada por Israel contra o povo palestino.

"Temos também de reconhecer que os ataques do Hamas não aconteceram no vácuo. O povo palestiniano está há 56 anos sujeito a uma ocupação sufocante. Viram as suas terras serem devoradas por assentamentos e devastadas por violência. A sua economia foi destruída, as suas populações deslocadas e as suas casas demolidas. A sua esperança para uma solução política para os seus problemas está a desvanecer", disse o secretário-geral.

Manifestantes no Egito protestam contra massacre promovido por Israel ao povo palestino. Cairo, 20 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Panorama internacional
Pró-palestina: manifestantes ocupam praça no Egito antes de cúpula que deve reunir quase 20 países
A declaração causou furor entre autoridades israelenses. Após a fala de Guterres, o embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, pediu a exoneração do secretário-geral. E nesta quarta-feira, em entrevista à rádio do Exército israelense, ele informou que Israel vai suspender a emissão de vistos para funcionários da organização.
"Como resultado disso [declarações de Guterres], recusaremos vistos aos representantes da ONU", disse Erdan.
A medida vem na esteira das críticas das Forças de Defesa de Israel (FDI) à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, na sigla em inglês). Na quarta-feira, a agência publicou uma postagem na rede social X (antigo Twitter) alertando que as equipes da agência teriam de suspender o trabalho de assistência humanitária na Faixa de Gaza por conta da falta de combustível.
As FDI replicaram a publicação, com uma legenda na qual afirmavam que o combustível está dentro do enclave.

"Eles guardam mais de 500 mil litros de combustível. Perguntem ao Hamas se vocês podem usar um pouco", disse o post.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала