- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Conselho de Segurança da ONU rejeita projeto de resolução sobre Israel e Gaza apresentado pelos EUA

© Sputnik / MRE russo / Acessar o banco de imagensO ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação no Oriente Médio e a questão palestina, em 24 de abril de 2023
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em reunião do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a situação no Oriente Médio e a questão palestina, em 24 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.10.2023
Nos siga no
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) rejeitou nesta quarta-feira (25) um projeto de resolução sobre Israel e Gaza apresentado pelos Estados Unidos.
Tanto a Rússia quanto a China, que são membros permanentes do conselho, votaram contra a proposta norte-americana.
"Projeto desequilibrado, feito com pressa e não reflete a necessidade de cessar-fogo imediato", reclamou o embaixador chinês Zhang Jun ao comentar o texto.
No placar, 10 votos a favor (Albânia, Equador, França, Gabão, Gana, Japão, Malta, Reino Unido e EUA), 3 contrários (Rússia, China e Emirados Árabes Unidos) e 2 abstenções (Brasil e Moçambique).
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, fala durante reunião do Conselho de Segurança de alto nível sobre a situação na Ucrânia, à margem da 78ª Assembleia Geral da ONU, na sede da ONU em Nova York. EUA, 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2023
Panorama internacional
Veto dos EUA à proposta do Brasil na ONU tem ligação com duelo Biden-Trump para 2024, diz mídia
O voto contrário de Moscou já era esperado e ocorre após os EUA terem derrubado um texto proposto pelo Brasil, na semana passada.

Vai e vem

A resolução brasileira foi votada pelo conselho na última quarta-feira (18), quando teve o apoio de 12 dos 15 membros e a abstenção de outros 2 — Rússia e Reino Unido. Porém os Estados Unidos foram os únicos que rejeitaram o projeto, por serem um dos membros permanentes e disporem da prerrogativa de veto.
O texto previa a condenação dos atos de terrorismo praticados pelo Hamas contra Israel em 7 de outubro, o que levou este país a declarar estado de guerra, além de uma pausa humanitária para o fornecimento rápido de bens essenciais e a evacuação de toda a área em Gaza na porção norte.
Embaixador da Palestina nas Nações Unidas, Riyad Mansour cumprimenta representante brasileiro na ONU, Sérgio França, durante sessão do Conselho de Segurança. Nova York, 16 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2023
Panorama internacional
A difícil tarefa brasileira na presidência do CSNU: criar capital político para o assento permanente
O Brasil exerce, até o fim deste mês, a presidência rotativa do Conselho de Segurança. O órgão vive uma crise de credibilidade há anos, com muitos países, incluindo o Brasil, cobrando uma reforma que permita maior representatividade e reflita as dinâmicas do quadro geopolítico atual.
"O projeto da presidência brasileira reuniu amplo apoio e foi aprovado por 12 dos 15 membros do Conselho de Segurança da ONU […] — o que reflete o alto grau de preocupação com a situação humanitária decorrente do conflito. A aprovação no conselho requer o apoio de pelo menos nove de seus membros. Entretanto, o veto de um membro permanente do Conselho de Segurança levou à rejeição do projeto", pontuou o Ministério das Relações Exteriores na última quarta.
Após a votação, o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, disse ter ficado desapontado com a posição americana, já que foi realizado "todo o esforço possível" para a aprovação do projeto.
"Esse texto focava basicamente na cessão das hostilidades, no aspecto humanitário, criando uma passagem humanitária, e […] também estabelecia a possibilidade de envio de ajuda humanitária. Infelizmente não foi possível aprovar essa resolução. Ficou clara uma divisão de opiniões."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала