DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Vazamento de isótopo ultrarraro é revelado nas 'profundezas da Terra', aponta estudo

© Depositphotos.com / Rost9Estrutura do núcleo da Terra em imagem criada pela NASA
Estrutura do núcleo da Terra em imagem criada pela NASA - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Nos siga no
A origem do hélio no Universo remonta aos tempos do Big Bang, que ocorreu há 13,8 bilhões de anos.
Alguns dos isótopos raros de hélio foram capturados pela Terra durante sua formação, enquanto outros foram expelidos no processo.
Um estudo recente indica que o núcleo do nosso planeta pode estar vazando o ultrarraro isótopo hélio-3, que indica um nível mais alto de atividade nas profundezas da Terra.
A pesquisa foi realizada pelos geoquímicos do Instituto de Tecnologia da Califórnia e da Instituição de Oceanografia Woods Hole, que exploraram o fluxo de lavas na ilha de Baffin, de 62 milhões de anos, no Canadá.
Os cientistas, liderados por Forrest Horton, registraram concentrações recorde de isótopos do hélio-3 dentro de antigas rochas, o que pode indicar evidências de um lento vazamento do núcleo terrestre.
De acordo com os especialistas, a descoberta sugere que as profundezas terrestres são mais dinâmicas do que se pensava, e que os elementos estão se movendo entre as partes metálicas e rochosas do nosso planeta.
"O hélio no núcleo pode ter sobrevivido ao grande impacto da formação da Lua, que se acredita ter derretido e misturado todos os materiais rochosos na Terra. Assim, as altas taxas de ³He/4He que medimos podem ser uma indicação que o hélio, e talvez outros elementos leves como o hidrogênio e carbono, sobreviveu à origem cataclísmica do nosso planeta, sendo abrigado no núcleo", afirmaram os especialistas.
O hélio-4, ou 4He, é um isótopo mais abundante e estável do gás nobre, encontrado em concentrações 20 milhões de vezes maiores que o hélio-3 no manto terrestre.
Big Bang no Espaço, o nascimento do Universo - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023
Ciência e sociedade
Descoberta pode revelar mistério da antimatéria e do surgimento do Universo
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала