- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

'Show de horrores': milícias e facções se favorecem com facilitação de armas no Brasil, diz deputado

© Sergio LimaHomem segura dois papelões, cortados em formato de arma, durante manifestação em apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Brasília, 9 de julho de 2021
Homem segura dois papelões, cortados em formato de arma, durante manifestação em apoio ao ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro. Brasília, 9 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Nos siga no
Especiais
O armamento no Brasil é tema de destaque há anos e divide opiniões entre os brasileiros. Se na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) flexibilizações ocorreram para a posse e o porte de armas, agora, no terceiro mandato de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vários decretos foram derrubados.
A nova crise na segurança do Rio de Janeiro, cujo estopim ocorreu na segunda-feira (23) — quando 35 ônibus e 1 trem foram queimados por milicianos — reavivou o debate do abrandamento do acesso a armamentos, desencadeado por decretos emitidos por Jair Bolsonaro.
Os jornalistas Thaiana de Oliveira e Maurício Bastos, do podcast Jabuticaba Sem Caroço, entrevistaram os deputados federais Silvia Waiãpi (PL-AP) e o pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), que possuem posicionamentos divergentes em relação a tal questão.
Jabuticaba Sem Caroço #235 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Jabuticaba Sem Caroço
Crise na segurança reacende debate sobre armamento no Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, em 21 de julho, um decreto sobre o "controle responsável de armas". No entanto, dias depois, 53 congressistas assinaram o Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 189/2023, que veta o decreto presidencial.
O projeto, em tramitação na Câmara dos Deputados, também facilitaria a compra de equipamentos como o colete à prova de balas, por exemplo.
A deputada Silvia Waiãpi avalia que, apesar das divergências entre parlamentares que querem vetar o decreto de Lula por inteiro, ou parcialmente, ela acredita que o PDL deve passar "com facilidade" ainda este ano, por terem maioria na Casa legislativa. Antes, no entanto, passará pelo Senado Federal.
Em relação ao desarmamento, ela avalia que bandidos "têm consciência de que o cidadão de bem está desarmado", o que facilitaria crimes.

"Existem muitas políticas impostas à sociedade. Por exemplo, além do desarmamento da sociedade de bem, que é controlada, que precisa passar por […] teste, avaliação psicológica e investigação, tanto da Polícia Federal quanto também pelo Exército Brasileiro, hoje nós temos uma população desarmada e uma tentativa de desencarceramento daqueles que estão cumprindo pena."

Manifestação em apoio ao direito de porte de armas e ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro - Sputnik Brasil, 1920, 16.09.2021
Notícias do Brasil
Desarmamento em meio ao 'faroeste' de Bolsonaro é viável?
Representante do governo federal na Comissão de Segurança, o deputado federal e pastor Henrique Vieira entende que as políticas atuais revertem direções da gestão Bolsonaro, a fim de criar até mesmo um "desestímulo" à compra de armas e munições.
"A política do governo anterior foi de completa irresponsabilidade, descontrole, flexibilidade, liberação, estímulo à compra de armas e munições numa lógica armamentista."
Ele entende que a violência no Brasil possui vários fatores e que é difícil encontrar uma solução rápida e simples. "A violência no nosso país é um fenômeno multicausal, então nenhuma variável sozinha vai dar conta desse problema. O controle sobre armas e munições é parte da solução."

Violência em vários territórios

Para Waiãpi, em territórios como a fronteira do Brasil com o Paraguai, por meio de Mato Grosso do Sul, há profissionais de segurança contratados por comerciantes para manterem a segurança de suas lojas.
O entendimento da parlamentar é que a legislação paraguaia é mais flexível e seria um caminho possível de ser seguido. "Deveria ser mais facilitado, até porque [nos] cursos de segurança eles têm uma fiscalização para que […] possam começar a funcionar."
© AP Photo / Andre PennerAgente federal no local onde ocorreu o Massacre de Suzano, na Escola Estadual Raul Brasil, São Paulo
Agente federal no local do crime na Escola Estadual Raul Brasil em Suzano (SP) - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Agente federal no local onde ocorreu o Massacre de Suzano, na Escola Estadual Raul Brasil, São Paulo
"Os cursos são autorizados também pela Polícia Federal e, obviamente, existe esse controle ainda maior, principalmente no Brasil."
Waiãpi reconhece que a segurança pública envolve fatores diversos e que a liberação de armas não resolverá todos os problemas. Ela defende que as forças de segurança pública devem receber fortalecimento e, juridicamente, criminosos devem ficar mais tempo presos.
Para Henrique Vieira, estados como o Rio de Janeiro têm muita violência associada a facções criminosas e milícias.

"A gente tem que entender a gravidade disso e se solidarizar com tantas pessoas que vivem em áreas controladas e tantas famílias destruídas por conta dessa violência."

Para ele, além das políticas relacionadas ao armamento, é preciso repensar a lógica proibicionista de drogas no Brasil, já que o crime de tráfico é o que mais prende em solo brasileiro. "Falo em trabalho integrado, em investigação, prevenção e mediação de conflitos em inteligência."

"Qualquer observação precisa começar desse lugar de profunda empatia, de não normatizar, naturalizar, se acomodar e se acostumar com isso. A mera lógica da ostensividade e da letalidade das próprias forças de segurança não resolveu nem resolverá o problema. Nós vivemos um ciclo interminável de violência […] e, infelizmente, muitas vezes uma violência conduzida, operada pelo próprio Estado."

"Se você pensar ainda mais amplamente, tem a ver com redução de desigualdade, garantia de direitos, educação pública e tem a ver com discutir o futuro e o presente da nossa juventude."
© Foto / Paulo Pinto / Agência BrasilAtaque a tiros na Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste, deixa um morto e dois feridos. São Paulo, 23 de outubro de 2023
Ataque a tiros na Escola Estadual Sapopemba na zona leste da cidade, deixa um morto e dois feridos - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Ataque a tiros na Escola Estadual Sapopemba, na Zona Leste, deixa um morto e dois feridos. São Paulo, 23 de outubro de 2023

O que o porte de arma pode causar?

Para Henrique Vieira, organizações criminosas, como milícias e facções, se beneficiam da liberação de armas e munições: "Com desvios e roubos, até mesmo por meio de compras."

"O fato é que, na nossa compreensão, a política do governo anterior beneficiou organizações criminosas com mais armas disponíveis, mais transferência do mercado legal para o mercado ilegal. Ou seja, por desvio, por roubo, por corrupção. É assim que acontece, e os estudos demonstram."

Vice-chanceler russo Sergei Ryabkov em reunião de comissão do Conselho da Federação que investiga a criação de laboratórios biológicos dos EUA na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 02.03.2023
Panorama internacional
MRE russo: Ocidente não está comprometido com um trabalho sério na Conferência sobre Desarmamento
Waiãpi, por outro lado, opina que a violência não aumentaria como um todo com um acesso maior às armas. "O cidadão que vai ter uma arma passará por um processo de treinamento para poder ter a arma. Ele vai passar por uma avaliação psicológica e avaliação da polícia geral e do Exército brasileiro."

"A posse da arma, sim, deixará uma população mais segura. Agora, um traficante que possui arma, ele passou pela avaliação do crime, e não pelas forças de segurança."

Ela comenta que houve decréscimo no número de homicídios em território brasileiro durante os anos da gestão Bolsonaro, que teve redução de burocracias e ampliação do acesso a armas. "Mas de pessoas que obviamente vão passar por um treinamento, ter […] liberação psicológica, investigação da Polícia Federal sobre elas."

"Não é assim: qualquer um chega e compra uma arma, como quem vai ao supermercado pra comprar uma garrafa d'água. Não, existe um treinamento e existem critérios. Facilitar significa promover cursos, promover que instituições [podem] dar esse treinamento."

Em relação a uma eventual manipulação de certificados que atestem a permissão de atiradores utilizarem armas, Waiãpi afirma que a área de inteligência policial deverá atuar de forma a investigar e detectar problemas.
"Os municípios não estão tendo controle sobre as questões da violência pública, sobre as questões de combate ao crime organizado", diz a deputada, exemplificando que cidadãos israelenses armados tinham a possibilidade de reagir a crimes contra eles durante a guerra entre Israel e Hamas.
O ministro Luiz Edson Fachin, novo presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) em 23 de fevereiro de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 12.05.2022
Notícias do Brasil
Fachin: quem trata das eleições são as 'forças desarmadas' e ninguém intervirá na Justiça Eleitoral

Como fica a lei de armas no Brasil?

Integrante da Comissão de Segurança Pública e militar reservista, a deputada Silvia Waiãpi avalia que o projeto para derrubar o decreto de Lula, votado em julho, teve pedido de suspensão pelos parlamentares da Câmara dos Deputados, mas que está emperrado devido a divergências dentro do próprio Partido Liberal (PL).
Deputados como Alberto Fraga (PL-DF), que também já fez parte da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), têm divergências em relação ao PDL e defendem o veto apenas à proposta que facilita a pistola de calibre 9mm para a população em geral.
Para Vieira, a comissão possui ampla maioria de pessoas vinculadas ao bolsonarismo e à indústria armamentista, e o "debate é frágil". "É um show de horrores glorificar mais armas, 'Tem que matar', 'Que bom que morreu', 'Quantos CPFs foram cancelados essa semana?'."

"É um palco de respostas fáceis para problemas complexos. Portanto, respostas recheadas de sensacionalismo e espetacularização da violência. E de um certo sarcasmo diante da letalidade do próprio Estado."

O deputado e pastor acredita que os apoiadores do PDL têm ampla vantagem, mas que a oposição deverá ser feita. "Não dá para desprezar o tamanho da bancada da bala no Congresso, os mecanismos de pressão que eles têm. Não sou ingênuo, sei da força que eles têm, mas o governo Lula foi eleito e tem uma concepção muito bem desenhada sobre a política de armas", finaliza.
Um homem segura dois sinais em forma de arma durante uma manifestação pró-armas em apoio ao presidente brasileiro Jair Bolsonaro em Brasíli, em 9 de julho de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 25.04.2023
Notícias do Brasil
Mídia: 'bancada da bala' usará votação na Câmara para que registro de armas no Brasil volte a valer
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала