- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Biden e MBS conversam por telefone e prometem voltar a discutir acordo com Israel

© AFP 2023 / Mandel NganO rei do Bahrein, Hamad bin Isa al-Khalifa, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, posam juntos. Jeddah, 16 de julho de 2022
O rei do Bahrein, Hamad bin Isa al-Khalifa, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, posam juntos. Jeddah, 16 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 24.10.2023
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, e o primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman (MBS), discutiram nesta terça-feira (24) os esforços para evitar que o conflito Israel-Hamas se amplie.
Os dois lados concordaram em um apelo à prossecução de esforços diplomáticos mais amplos "para manter a estabilidade em toda a região e evitar a expansão do conflito", disse a Casa Branca, acrescentando que os dois líderes permanecerão em estreita coordenação, segundo o The Times of Israel.

Biden e MBS afirmaram a importância de trabalhar para uma "paz sustentável" entre israelenses e palestinos e, assim que a crise diminuir, vão retornar e "construir o trabalho que já estava em curso entre a Arábia Saudita e o Estados Unidos nos últimos meses".

O trabalho em curso referido é o esforço norte-americano para que os sauditas voltem a ter laços diplomáticos com Israel. No entanto, após o ataque do Hamas no dia 7 de outubro, as tratativas "subiram no telhado".
Joe Biden, presidente dos EUA (centro à esquerda), e Mohammed bin Salman Al Saud, príncipe herdeiro saudita (centro à direita), em um hotel de Jeddah, Arábia Saudita, 16 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Panorama internacional
Acordo Arábia Saudita-Israel 'congela' com escalada do conflito em Gaza, diz mídia britânica
No fim de semana, Biden chegou a declarar publicamente que, em partes, o ataque do grupo palestino aconteceu "porque eles sabiam que eu estava prestes a me sentar com os sauditas. [...] Porque os sauditas queriam reconhecer Israel, e isso uniria de fato o Oriente Médio", afirmou o presidente, conforme noticiado.
Os norte-americanos reconheceram que o esforço de normalização já não é a prioridade mais imediata para Washington e Tel Aviv. No entanto, a Casa Branca insiste que ainda está comprometida com o objetivo.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала