- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Ataques armados no México têm pelo menos 17 mortos, incluindo 13 policiais

© Marco UgarteAdolescentes armados no estado de Guerreiro atuam para o tráfico de drogas. México, 28 de abril de 2021
Adolescentes armados no estado de Guerreiro atuam para o tráfico de drogas. México, 28 de abril de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 23.10.2023
Nos siga no
As autoridades do México confirmaram que pelo menos 17 pessoas morreram nesta segunda-feira (23) durante dois ataques armados nos estado de Guerrero e Michoacán, no Sul do país. A região é uma das mais afetadas pela onda de violência provocada pelo tráfico de drogas.
Entre as vítimas, estão 13 policiais que foram atacados durante uma patrulha no município de Coyuca de Benítez, em Guerrero. Os agressores ainda não foram identificados e o promotor Alejandro Hernandez disse à AFP que o motivo do massacre é investigado.
Um alto funcionário de segurança do estado estava no comboio quando ocorreu o ataque e ainda não há informações se ele foi assassinado.
Já no estado vizinho de Michoacán, um grupo de homens armados atacou o irmão do prefeito da cidade de Tacámbaro e deixou cinco pessoas mortas, além de outros dois feridos. Em vídeo postado nas redes sociais, os agressores foram vistos abrindo fogo antes de fugir em vários veículos.
Migrantes caminham até uma estação rodoviária após serem liberados de um centro de repouso na fronteira entre o Texas e o México, 11 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 12.09.2023
Panorama internacional
Fronteira do México com os EUA foi a rota de migração terrestre mais mortal em 2022

Onda de violência por conta dos cartéis

Assolado por uma onda de violência por conta dos cartéis de tráfico, mais de 420 mil pessoas já foram assassinadas no país desde que o governo empenhou o Exército na guerra contra as drogas em 2006. Com isso, a taxa de homicídios triplicou para 25 por 100.000 habitantes.
Os estados de Guerrero e Michoacán, onde aconteceram os ataques, estão entre as áreas mais violentas do país. Confrontos entre traficantes de drogas rivais e as forças de segurança são constantes. Apesar de abrigar o famoso resort litorâneo de Acapulco, Guerrero é uma das regiões mais pobres do México.
As mortes de policiais, principalmente do baixo escalão, também se intensificaram no país, que no próximo ano terá eleições presidenciais.
A violência, especialmente voltada para autoridades de baixo escalão, se intensifica em todo o país às vésperas das eleições. Eleições presidenciais e parlamentares estão marcadas para o próximo ano.
O presidente Andrés Manuel López Obrador, que foi eleito em 2018, defende uma outra estratégia contra as organizações criminosas, através da redução da pobreza e da desigualdade com programas sociais. Obrador também não apoia o uso do Exército nas operações.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала