- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

OTAN usa 'ameaça' como pretexto por reforço militar contra China e Rússia no Ártico

© Foto / Marinha dos EUAMarinheiro estadunidense no mar de Beaufort, no Ártico
Marinheiro estadunidense no mar de Beaufort, no Ártico - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2023
Nos siga no
O almirante Rob Bauer, que preside o Comitê Militar da OTAN, alertou que a OTAN está cada vez mais preocupada com o transporte marítimo através da Rota do Mar do Norte, o trajeto mais curto entre o Pacífico e o Atlântico.
Para o almirante, citado pela Bloomberg, a cooperação entre a China e a Rússia na região do Ártico está aumentando o risco de um conflito.
Isso porque, segundo ele, o Ártico se tornou uma área-chave de interesse para a China, que fez grandes investimentos na região e procura estabelecer uma "Rota da Seda Polar" como parte da iniciativa do Cinturão e Rota.
Como de costume, o almirante também afirmou que a Rússia está expandindo sua presença militar na região, com novas bases e implantação de sistemas de armas avançadas.
Mais uma vez, usando uma suposta ameaça, o almirante instou uma maior cooperação entre a OTAN e seus aliados no Ártico para enfrentar a China e a Rússia.
Denominado de XH1000, o veículo em forma de peixe, criado por pesquisadores da Universidade de Engenharia de Harbin, concluiu em setembro suas operações de detecção de ambiente sob o gelo próximo do mar de Chukchi, no oceano Ártico - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2023
Ciência e sociedade
Veículo robótico chinês explora profundezas do gelo Ártico e faz revelações no Polo Norte (FOTOS)
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала