- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Especialista: mísseis ATACMS dados à Ucrânia ameaçam vida de civis 'muito depois do fim das guerras'

© AP Photo / Exército dos EUA / John Hamilton / HandoutSoldados realizam testes de fogo real das primeiras versões do míssil de longo alcance ATACMS no Campo de Tiro White Sands, Carolina do Norte, EUA, 14 de dezembro de 2021
Soldados realizam testes de fogo real das primeiras versões do míssil de longo alcance ATACMS no Campo de Tiro White Sands, Carolina do Norte, EUA, 14 de dezembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 22.10.2023
Nos siga no
Um especialista militar criticou em declarações à Sputnik o uso dos mísseis de longo alcance, muitos dos quais persistem no terreno sem explodir.
A decisão da administração norte-americana de Joe Biden de enviar mísseis de longo alcance ATACMS com munições de fragmentação para a Ucrânia desconsidera o sofrimento humano de longa data causado por tais armas indiscriminadas, disse à Sputnik um membro do Comitê Diretor da Coalizão de Munição de Fragmentação dos Estados Unidos.
Titus Peachey, que também é ex-presidente da ONG Legacies of War, reconheceu que a utilização de munições de fragmentação viola a lei humanitária internacional, visto não conseguir diferenciar entre alvos militares e civis.
Militares da Coreia do Sul lançam ATACMS durante exercício militar em local não revelado da Coreia do Sul, em 24 de março de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2023
Panorama internacional
Coreia do Norte condena EUA por fornecerem ATACMS a Kiev: 'Catalisadores de guerras intermináveis'
Especialistas da GLOBSEC, uma ONG focada na segurança internacional, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia, concluíram que cerca de 30% da massa terrestre da Ucrânia está preenchida por minas e munições não detonadas, transformando áreas antes prósperas em zonas de perigo e apreensão.
"Primeiro, elas são difíceis de atingir com precisão, criando uma grande 'pegada' de danos que geralmente inclui civis. Em segundo lugar, muitas não explodem com o impacto, mas persistem ao longo do tempo, mutilando e matando quem quer que as perturbe muito depois do fim das guerras", apontou Peachey.
Ele deixou claro que as bombas de fragmentação transportadas pelo ATACMS são perigosas para os civis devido ao seu tamanho minúsculo, e ao fato de carregarem 950 submunições em suas ogivas. Elas representam uma ameaça particularmente grande para a população civil, pois podem se misturar facilmente ao ambiente, apontou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала