- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

GM demite funcionários por telegrama em três fábricas no Brasil

© Foto / Reprodução / Sindicato dos MetalúrgicosTelegrama enviado pela General Motors a funcionários demitidos, divulgado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Brasil, 21 de outubro de 2023
Telegrama enviado pela General Motors a funcionários demitidos, divulgado pelo Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região. Brasil, 21 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 21.10.2023
Nos siga no
Empresa não divulgou número de funcionários afetados pela demissão em massa. Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região convoca assembleia e diz que vai tomar medidas para reverter as demissões.
A montadora General Motors (GM) anunciou, neste sábado (21), a demissão em massa de funcionários em 3 fábricas no Brasil, sediadas em São José dos Campos, São Caetano do Sul e Mogi das Cruzes, todas no estado de São Paulo.
Segundo a GM, as demissões são decorrentes da queda nas vendas da montadora, o que levou a empresa a tomar medidas para adequar seu quadro de funcionários. A empresa não informou o total de funcionários afetados pela demissão em massa, mas a montadora tem, pelo menos, 11 mil funcionários divididos entre as três fábricas.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (Sindmetal SJC) informou que convocou uma assembleia para o próximo domingo (22), para discutir o assunto. O sindicato chamou atenção para o fato de os funcionários terem sido demitidos, sem prévia negociação, por meio de telegramas. Um dos telegramas enviados pela montadora aos funcionários foi divulgado pelo sindicato.
Fábrica da montadora de veículos Volkswagen, em Taubaté, São Paulo, 26 de julho de 2018 - Sputnik Brasil, 1920, 27.03.2023
Notícias do Brasil
Montadoras da Volkswagen e da GM iniciam férias coletivas para 5 mil funcionários no Vale do Paraíba
Ademais, o sindicato destacou que as demissões incluíram funcionários em regime de layoff (suspensão temporária de contrato) que, por lei, deveriam ter estabilidade durante toda a suspensão de contrato.

"Os trabalhadores e o sindicato foram pegos de surpresa, em pleno sábado, com essa atitude covarde da GM. Nenhuma empresa pode fazer demissões coletivas sem prévia negociação com sindicatos no Brasil, e não vamos admitir essa arbitrariedade da montadora. A luta já começou e estamos mobilizados para reverter esses cortes", afirmou o vice-presidente do Sindicato, Valmir Mariano.

O sindicato também afirmou que a montadora não passa por uma crise econômica, e destacou que, no primeiro trimestre de 2023, a empresa divulgou um lucro líquido global de 2,4 bilhões de dólares (cerca de R$ 12 bilhões), e registrou no Brasil um crescimento de 42% nas vendas nos três primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала