Quão rápido é o temido míssil russo Avangard? (VÍDEO)

© Sputnik / Ministério da Defesa da RússiaMíssil hipersônico Avangard é instalado em silo na região de Orenburgo, na Rússia, em 16 de dezembro de 2020
Míssil hipersônico Avangard é instalado em silo na região de Orenburgo, na Rússia, em 16 de dezembro de 2020 - Sputnik Brasil, 1920, 20.10.2023
Nos siga no
A velocidade incomparável do Avangard — atributo primordial para o sucesso das operações militares modernas — permite que ele atinja alvos com precisão e rapidez alucinantes. Tal capacidade reduz drasticamente o tempo de reação dos adversários e torna as medidas de defesa tradicionais muito menos eficazes.
O sistema de mísseis Avangard é uma das melhores provas acerca dos rápidos avanços na tecnologia de guerra aérea nos últimos anos. Desenvolvido pela Rússia, esse vanguardista sistema de armas representa um importante salto tecnológico em relação aos mísseis balísticos contemporâneos.
O projétil é moldado pelo seu revolucionário míssil planador hipersônico (HGV, na sigla em inglês), que lhe permite viajar a uma velocidade sem precedentes, superando — em grande escala — os mísseis balísticos convencionais.
Navio de guerra na baía de Sevastopol, Crimeia. - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2023
Operação militar especial russa
Defesas russas abatem míssil na Crimeia, diz governador de Sevastopol
Além disso, o Avangard HGV pode transportar diversas ogivas, proporcionando flexibilidade na sua aplicação estratégica.
A sua rápida implantação e incomparável velocidade o tornam um recurso inestimável em planos militares ofensivos e defensivos.
A capacidade do Avangard de evadir as defesas inimigas e carregar cargas diversas — com extrema precisão — remodelou o cenário estratégico militar, levando as nações de todo o mundo a reavaliarem as suas posturas de defesa e investirem pesadamente em medidas paliativas.
A Sputnik Brasil traz uma abordagem detalhista do sistema Avangard e explica o motivo de sua importância fundamental à questão das ameaças à segurança nacional da Rússia.

O que é o míssil Avangard?

Anteriormente conhecido como Projeto 4202, o Avangard é um míssil tradicional com capacidade nuclear e planeio, que é transportado no ar como um Míssil de Reentrada Múltipla Independentemente Direcionada (MIRV, na sigla em inglês) — um míssil balístico lançado por terra ou mar (por submarino) que pode carregar múltiplas ogivas, e elas, por sua vez, podem, de forma independente, ser orientadas ao reentrarem na atmosfera.
Tudo isso sobre um míssil balístico intercontinental já existente, como o UR-100N UTTH, o RS-18A (UR-100/SS-19 Stilleto), o R-36M2 ou o RS-28 Sarmat. Após ser liberado, ele entra no espaço suborbital e desliza até a borda da atmosfera com uma velocidade meteórica.

Propriedades técnicas

As características técnicas do sistema de mísseis Avangard não foram publicadas oficialmente. Portanto, qualquer informação relevante só pode ser obtida através de dados públicos.
O Avangard é frequentemente retratado como um míssil em formato delta, envolto em um escudo de plasma brilhante. Medindo cerca de 5,4 metros, o Avangard é um míssil que pesa cerca de duas toneladas.
De acordo com relatos midiáticos, o míssil Avangard possui uma velocidade máxima impressionante, variando de 24.696 km/h a 33.340 km/h em camadas densas da atmosfera. Este sistema versátil foi projetado para transportar cargas nucleares e convencionais.
De qual míssil russo os EUA têm medo - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Multimídia
De qual míssil russo os EUA têm medo?
Também estima-se que o potencial rendimento de sua explosão varie entre 150 quilotons e 2 megatons (entre 150 mil toneladas e 2 milhões de toneladas de explosivos TNT).
O teste bem-sucedido do Avangard representou um marco importante na ciência de materiais e no estudo do controle de calor.
As autoridades russas dizem que a nova arma é protegida por um material composto único, que suportou temperaturas entre 1.600 °C e 2.000 °C durante vários minutos enquanto realizava um voo hipersônico intercontinental.
Lançamento de míssil de cruzeiro Burevestnik - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2023
Panorama internacional
Míssil de cruzeiro intercontinental russo Burevestnik é capaz de atingir alvos nos EUA, diz militar
Além disso, o Avangard incorpora sistemas avançados de orientação, garantindo uma navegação e uma identificação de alvos precisas durante seu voo em alta velocidade.
A fuselagem do Avangard foi projetada para reduzir o seu arrasto e maximizar a eficiência aerodinâmica. Essa característica de design, combinada com suas capacidades de manobra, permite que o míssil altere sua trajetória durante o voo, evitando possíveis tentativas de interceptação. O resultado: um sistema de armas que desafia os paradigmas existentes de defesa antimísseis e reduz significativamente a janela de resposta para alvos potenciais.

Objetivos militares estratégicos do míssil Avangard

A velocidade e a margem de manobra sem precedentes do Avangard têm implicações profundas no cenário da guerra estratégica, remodelando a dinâmica de ataque, defesa e dissuasão.
De acordo com fontes russas, a arma hipersônica de impulso e planeio Avangard foi projetada para eliminar instalações de defesa antimísseis e alvos de alto valor, como locais fortemente protegidos (silos de mísseis ou centros de comando militar).

Implicações da velocidade extrema do Avangard em uma guerra

Tempo de reação reduzido: A velocidade extraordinária do Avangard encurta drasticamente a janela de resposta para alvos potenciais. Os adversários têm significativamente menos tempo para detectá-lo, avaliar o risco e formular uma estratégia de defesa. Isso aumenta o elemento surpresa e diminui a eficácia das medidas de defesa convencionais.
Precisão aprimorada: A capacidade do Avangard de manter altas velocidades enquanto faz ajustes de rota garante precisão excepcional ao atingir alvos. Esse nível de precisão é crucial na guerra estratégica, especialmente quando objetos fortemente fortificados ou sensíveis ao tempo são visados.
Evasão de defesas: À medida que se move em direção a um alvo, o Avangard realiza manobras profundas, tanto laterais quanto verticais, tornando-o invulnerável a sistemas de defesa antimísseis e de defesa aérea. Ao contrário das trajetórias balísticas previsíveis, as alterações de curso do Avangard durante o voo tornam sua interceptação excepcionalmente difícil. Isso desafia os paradigmas existentes de defesa antimísseis e exige o desenvolvimento de contramedidas mais sofisticadas e adaptáveis.
Flexibilidade estratégica: A alta velocidade e capacidade de manobra do Avangard lhe permitem atacar vários alvos, incluindo embarcações navais em movimento ou recursos de alto valor com uma janela de tempo crítica. Essa versatilidade aumenta sua eficácia em uma ampla gama de cenários estratégicos.

História do serviço de combate do Avangard

De fevereiro de 2015 a junho de 2016, o Avangard, uma nova arma altamente avançada, passou por testes de voo. Ele foi lançado por meio do míssil balístico intercontinental (ICBM, na sigla em inglês) UR-100UTTKh, diretamente da base aérea Dombarovsky, na região de Orenburgo. O Avangard demonstrou velocidade e precisão notáveis durante esses testes, atingindo com sucesso alvos no Campo de Testes de Mísseis Kura, em Kamchatka.
Em outubro de 2016 ocorreu o teste de voo bem-sucedido de um ICBM pesado R-36M2, lançado da base aérea de Dombarovsky. Ele atingiu seu alvo no campo de Kura, marcando o primeiro teste bem-sucedido de um míssil planador.
Em 1º de março de 2018, o presidente da Federação da Rússia, Vladimir Putin, revelou, em seu discurso à Assembleia Federal, em Moscou, que a arma havia concluído sua fase de testes e estava oficialmente em processo de produção em série.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала