- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Governo brasileiro autoriza pela 1ª vez exercício de militares dos EUA na Amazônia

© Divulgação Exército BrasileiroExército brasileiro em patrulhamento na floresta (foto de arquivo)
Exército brasileiro em patrulhamento na floresta (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2023
Nos siga no
O exercício conjunto entre militares brasileiros e norte-americanos ocorre desde 2015, mas esta será a primeira vez que a atividade será realizada em território amazônico.
O decreto autorizando a operação foi assinado nesta quinta-feira (19) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Cerca de 290 militares das Forças Armadas dos Estados Unidos foram chamados para participar de um exercício combinado com o Exército brasileiro, de 24 de outubro a 20 de novembro deste ano, nos estados do Pará e do Amapá.
O decreto informa que está autorizada a entrada de equipamentos e armamentos norte-americanos em território brasileiro, como sensores, sistemas eletrônicos, dispositivos ópticos, equipamentos de comando, controle e comunicação.
Denominada operação Core 23 (Combined Operation and Rotation Exercise ou Exercício Combinado de Rotação e Operações, em tradução), faz parte de um acordo de cooperação na área da defesa e acontece desde 2015 entre os governos dos dois países. Em 2022, a operação aconteceu nos Estados Unidos.

"As tropas dos dois países irão compartilhar experiências e trocar conhecimentos sobre doutrina e técnicas, táticas e procedimentos de defesa, visando manter os laços históricos entre os países e incrementar a integração e a cooperação entre os dois exércitos", informou em comunicado o Comando Militar do Norte (CMN).

Exército Brasileiro em patrulhamento na floresta (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 02.05.2023
Ciência e sociedade
Brasil deve exigir contrapartidas para EUA realizarem exercícios na Amazônia, diz analista militar
Quando a operação foi anunciada em maio, a Sputnik Brasil ouviu o especialista militar e oficial da reserva da Marinha do Brasil, o comandante Robinson Farinazzo, que ponderou que o Brasil deveria exigir contrapartidas dos Estados Unidos para garantir o treinamento de militares americanos em ambiente de selva.

"O Brasil deve exigir contrapartidas porque os EUA têm poucas oportunidades para adestrar em ambiente de selva como o nosso. As relações bilaterais militares precisam ter o mínimo de reciprocidade", comentou ele.

Nessa mesma época, uma comitiva de militares norte-americanos esteve no CMN para conhecer os detalhes da programação e logística do evento.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала