- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Funcionários muçulmanos da Casa Branca têm medo de discutir questão israelense, diz mídia dos EUA

© AFP 2023 / Brendan SmialowskiO presidente dos EUA, Joe Biden, faz uma pausa ao ser questionado se ele tem algum conselho para um novo presidente republicano da Câmara, após falar na Sala Roosevelt da Casa Branca, 4 de outubro de 2023
O presidente dos EUA, Joe Biden, faz uma pausa ao ser questionado se ele tem algum conselho para um novo presidente republicano da Câmara, após falar na Sala Roosevelt da Casa Branca, 4 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 19.10.2023
Nos siga no
Vários funcionários da administração do presidente dos EUA, Joe Biden, em particular aqueles de origem muçulmana, estão preocupados com a possibilidade de retaliação se questionarem a conduta de Israel em Gaza, informou o HuffPost na quarta-feira (18).
Segundo a publicação, que entrevistou funcionários de "várias agências, a maioria dos quais trabalha em questões de segurança nacional", os dias seguintes ao ataque do Hamas, em 7 de outubro, foram "a primeira vez na administração que houve uma verdadeira cultura de silêncio", nas palavras de um entrevistado.
"Parece pós-11 de setembro, quando você sente que seus pensamentos estão sendo policiados e você tem muito medo de ser visto como antiamericano ou antissemita."
Outro, identificado apenas como servidor de carreira, disse estar preocupado com as consequências das críticas ao presidente nas redes sociais. "Sinto que não há mais lugar para mim na América e estou em uma situação difícil com meu trabalho por causa de minha herança e porque me preocupo com a morte de meu povo", disse o funcionário público.
Biden e o resto da liderança dos EUA, incluindo o secretário de Estado Antony Blinken, prometeram apoio a Israel na sua guerra em curso com o Hamas. "Devemos ser absolutamente claros: estamos ao lado de Israel. E garantiremos que Israel tenha o que precisa para cuidar dos seus cidadãos, defender-se e responder a este ataque", disse o presidente norte-americano.
Uma pessoa que trabalha na administração federal disse ao HuffPost que as decisões políticas da administração Biden "demonstram um desrespeito impressionante pelos palestinianos inocentes – e essa mesma desumanização também se reflete na forma como os funcionários vêm sendo tratados".
Houve "muito cuidado com algumas vidas" no exterior e com "certos" funcionários, mas não com outros.
Manifestantes da Jewish Voice for Peace, pedindo um cessar-fogo na guerra em curso entre Israel e o Hamas, protestam dentro do edifício Cannon House Office, no Capitólio, em Washington, em 18 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2023
Panorama internacional
Centenas de judeus que protestam pela paz em Gaza são presos em Washington (VÍDEOS)
Outro funcionário descreveu "um efeito temeroso" entre os funcionários, observando que foram necessários vários dias para reunir coragem para argumentar que seria ruim para os EUA "se formos vistos como responsáveis pela morte de crianças palestinas" e entrarmos em outra guerra no Oriente Médio.
"Houve um silêncio constrangedor como se um alfinete pudesse cair, e eu pensei, 'Eles vão me denunciar ao Comitê de Atividades Antiamericanas da Câmara'?", o funcionário acrescentou.
Um burocrata de carreira com mais de uma década de experiência em política externa descreveu uma cultura de "autocensura" entre os funcionários mais jovens, em particular, que parecem estar "chocados" com a diferença entre a resposta sobre Gaza e a retórica da campanha sobre a Ucrânia ou sobre os direitos humanos.
Robyn Patterson, porta-voz da Casa Branca, disse ao HuffPost que Biden "montou a administração presidencial mais diversa da história e está orgulhoso do papel aberto e colaborativo que os seus nomeados desempenham no aconselhamento sobre políticas e estratégias – incluindo membros da equipa muçulmanos e árabes americanos"
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, fala durante reunião do Conselho de Segurança de alto nível sobre a situação na Ucrânia, à margem da 78ª Assembleia Geral da ONU, na sede da ONU em Nova York. EUA, 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2023
Panorama internacional
Veto dos EUA à proposta do Brasil na ONU tem ligação com duelo Biden-Trump para 2024, diz mídia
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала