DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

'Mapa do tesouro' mais antigo da Europa é chave para desbloquear história, diz estudo

© Foto / Inrap / D. GliksmanVista em detalhe da laje de Saint-Bélec que mostra um motivo ovalar delimitado por uma auréola profunda talhada na pedra
Vista em detalhe da laje de Saint-Bélec que mostra um motivo ovalar delimitado por uma auréola profunda talhada na pedra - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2023
Nos siga no
Um pedaço de rocha com marcas misteriosas, que permanecem em grande parte sem estudo há 4 mil anos, está agora sendo exaltado como um "mapa do tesouro" por arqueólogos, que o estão usando para descobrir locais antigos ao redor do noroeste da França.
Recentemente os arqueólogos revelaram alguns dos resultados de sua pesquisa, escreve o portal IFLScience.
A pedra entalhada e parcialmente quebrada foi encontrada pela primeira vez em 1900, antes de ser colocada de lado em um castelo e completamente esquecida por mais de 100 anos.
Na placa há gravuras incomuns, que, segundo os arqueólogos, mostram o rio Odet e seu vale. A área é estimada em 80% semelhante à área de um trecho de 29 quilômetros do rio Odet. Assim, a laje de Saint-Bélec foi reconhecida como o mapa 3D mais antigo da Europa.
© Foto / Arquivos do departamento de Finanças francês Um pedaço de rocha com marcas misteriosas que permanecem em grande parte sem estudo por 4.000 anos
Um pedaço de rocha com marcas misteriosas que permanecem em grande parte sem estudo por 4.000 anos - Sputnik Brasil, 1920, 18.10.2023
Um pedaço de rocha com marcas misteriosas que permanecem em grande parte sem estudo por 4.000 anos
Os arqueólogos estão tentando decifrar suas marcas cartográficas para encontrar outros monumentos da Idade do Bronze. Nas suas rudes saliências e linhas a equipe já tinha sido capaz de enxergar os rios e montanhas da área de Roudouallec (comuna francesa na região da Bretanha), a cerca de 500 quilômetros de Paris.
Há também pequenas covas, que podem indicar montes de sepultamento, habitações, etc. Se esses locais forem descobertos, eles podem levar a uma inundação de descobertas arqueológicas valiosas.
Como uma rocha da Idade do Bronze do oeste da França se tornou 'mapa do tesouro' para pesquisadores. A chamada laje de Saint-Bélec foi declarada como o mapa mais antigo da Europa pelos pesquisadores em 2021 e eles têm trabalhado desde então para entender suas gravuras.
Mas os pesquisadores observam que eles teriam que examinar toda a área indicada na laje e depois comparar os resultados com as marcações. É possível que todo o processo possa levar 15 anos.
Além disso, os arqueólogos encontraram recentemente outros pedaços da laje que se quebraram no passado distante. É provável que eles tenham sido separados e usados como uma parede tumular, o que pode indicar uma mudança na dinâmica de poder nos assentamentos da Idade do Bronze.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала