Sistema de IA faz descoberta inédita de supernova sem participação humana (FOTO)

© Foto / ESA/Hubble & NASA, S. Kulkarni, Y. ChuO Telescópio Espacial Hubble da NASA registrou os fragmentos da remanescente de supernova colorida DEM L 190
O Telescópio Espacial Hubble da NASA registrou os fragmentos da remanescente de supernova colorida DEM L 190 - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Pela primeira vez, um processo totalmente automatizado pela inteligência artificial (IA) descobriu uma supernova.
De acordo com a emissora Wion News, a busca, detecção, confirmação, classificação e anúncio ocorreram sem a participação humana.

"Pela primeira vez, uma série de robôs e algoritmos de IA foi observada, depois identificados e comunicados com outro telescópio para finalmente confirmar a descoberta de uma supernova", afirmou Adam Miller, líder do estudo.

A equipe internacional de cientistas liderados pela Universidade Northwestern criou uma ferramenta de IA conhecida como Bright Transient Survey Bot (BTSbot).
© Foto / unWISE/NASA/JPL-Caltech/D. Lang (Perimeter Institute) for Legacy Surveys layersImagem das profundezas do espaço da galáxia onde a supernova foi encontrada
Imagem das profundezas do espaço da galáxia onde a supernova foi encontrada - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Imagem das profundezas do espaço da galáxia onde a supernova foi encontrada
Em um comunicado, a universidade destacou que o novo sistema não permite apenas a automação da pesquisa como também a eliminação dos erros humanos, além de acelerar a pesquisa.
O BTSbot é um algoritmo de máquina de aprendizagem que foi treinado usando mais de 1,4 milhão de imagens de aproximadamente 16 mil fontes.