- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Lula recebe ligação de presidente do Irã e conversa com Erdogan sobre guerra em Israel

© AFP 2023 / Evaristo SaO presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante a celebração do Dia da Amazônia no Palácio do Planalto, em Brasília, em 5 de setembro de 2023
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, fala durante a celebração do Dia da Amazônia no Palácio do Planalto, em Brasília, em 5 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Nos siga no
Em meio ao conflito que se propaga no Oriente Médio, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu nesta terça-feira (17) uma ligação do seu homólogo iraniano, Ebrahim Raisi, segundo o Palácio do Planalto.
Em nota, o Planalto disse que Lula pediu a Raisi a criação de um corredor humanitário e a liberação de todos os reféns, e Raisi defendeu o fim dos bombardeios a Gaza e a liberação da região.
Lula também falou sobre o grupo de 30 brasileiros que aguarda o resgate em Gaza e demonstrou preocupação com mulheres e crianças afetados pela guerra.

"O mais importante é termos a condição para que mulheres, crianças e idosos não sofram as consequências daqueles que querem guerra. Eu fico triste quando vejo a dificuldade do povo pobre construir uma casa, um hospital. E como isso é facilmente destruído na guerra", afirmou o presidente brasileiro.

Durante a tarde, Lula falou com Recep Tayyip Erdogan, da Turquia, o qual afirmou que os ataques contra civis são inaceitáveis. Outro tópico trazido pelo líder turco foi o envio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, de acordo com a nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
Erdogan se dispôs a "ajudar no que puder" no resgate dos brasileiros afetados pela guerra. O governante turco defende também o cessar-fogo e a criação de um corredor humanitário que permita a saída dos estrangeiros pelo Egito e recebimento de remédios e suprimentos, escreve a mídia.
Hasan Rabee, de 30 anos, palestino naturalizado brasileiro, afirmou que ajuda foi feita na casa onde está hospedado, em Khan Yunis. Faixa de Gaza, 17 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 17.10.2023
Panorama internacional
Brasileiros em Gaza recebem ajuda do governo para água e alimentos
Os brasileiros que estão na Faixa de Gaza ainda estão no aguardo da abertura da fronteira de Rafah para entrarem no Egito e, de lá, embarcarem em um voo da FAB (Força Aérea Brasileira) para serem repatriados ao Brasil, informou o Ministério das Relações Exteriores.
Hoje (17), o corpo da brasileira Celeste Fishbein, de 18 anos, foi encontrado próximo à fronteira entre Israel e a Faixa de Gaza, conforme noticiado. Segundo o tio da jovem, ela foi morta quando era levada como refém.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала