- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA alertam para escalada em Gaza ao mesmo tempo em que contribuem com grupo de ataque, diz mídia

© AP Photo / Marinha dos Estados UnidosNavio USS Gerald Ford inicia o primeiro de seus testes no mar para testar vários sistemas de última geração com sua própria energia pela primeira vez, 8 de abril de 2017, Newport News, Virgínia.
Navio USS Gerald Ford inicia o primeiro de seus testes no mar para testar vários sistemas de última geração com sua própria energia pela primeira vez, 8 de abril de 2017, Newport News, Virgínia. - Sputnik Brasil, 1920, 16.10.2023
Nos siga no
O jornal South China Morning Post informou que oficiais americanos alertaram sobre a possibilidade de a guerra entre Israel e o Hamas sofrer uma grande escalada.
Apesar do alerta, a administração Biden não parece muito preocupada em evitar a tensão nas regiões de conflitos, uma vez que já enviou seus navios de guerra ao Oriente Médio, o que, por si só, já aumenta o risco de uma escalada.
Israel está preparando um grande ataque terrestre na Faixa de Gaza, em uma área densamente povoada, o que pode resultar em um grande número de casualidades, incluindo a morte de civis.

"Há um risco de uma escalada do conflito, a abertura de uma segunda frente no norte e, claro, o envolvimento do Irã", alertou o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan.

Contudo, em vez de todas as medidas para solucionar o conflito, o governo norte-americano mais uma vez resolveu investir em mostrar "sua força e soberania", enviando dois grupos de ataque de porta-aviões, o que provavelmente elevará a tensão regional e contribuirá para a escalada da guerra.
Como de costume, a administração Biden justificou suas ações militares sob o pretexto de ameaças de países terceiros, no caso o Irã, e que, para garantir a paz, é necessária sua força de guerra.
Em resposta às ações americanas na região, o ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, alertou que o país poderia agir contra as atrocidades de Israel em Gaza.
"Se o escopo da guerra expandir, danos significativos também cairão sobre os Estados Unidos", alertou o ministro.
Os ataques israelenses estão se espalhando e, consequentemente, atraindo outros grupos e países para a guerra, criando assim um risco real de uma escalada desenfreada.
O Hamas lançou um ataque em grande escala contra Israel no dia 7 de outubro. Em resposta, o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu declarou Estado de guerra pela primeira vez desde 1973.
Dois dias após a escalada do conflito, o ministro da Defesa israelense Yoav Gallant anunciou "um cerco total" ao enclave palestino. Na quinta-feira (12), as autoridades em Tel Aviv afirmaram que a Faixa de Gaza não vai ter acesso a água, alimentos ou combustíveis até que o Hamas liberte todos os reféns.
Neste domingo (15), as Forças de Defesa de Israel (FDI) prometeram que vão permitir um corredor humanitário ao sul da Faixa de Gaza.
USS Dwight D. Eisenhower  - Sputnik Brasil, 1920, 15.10.2023
Panorama internacional
EUA enviam 2º porta-aviões para o Mediterrâneo enquanto Israel intensifica ofensiva em Gaza
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала