DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Pedras rúnicas viking de 1.000 anos na Dinamarca revelam segredos de poderosa antiga rainha (FOTO)

CC0 / Bengt Olof ÅRADSSON / Pedra com sinais runas
Pedra com sinais runas - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2023
Nos siga no
Especialistas do Museu Nacional da Dinamarca aproveitaram a tecnologia de ponta de digitalização 3D para decodificar runas enigmáticas dos vikings entalhadas há mais de 1.000 anos.
Arqueólogos da Dinamarca e da Suécia usaram recentemente digitalizações 3D para sondar inscrições em antigas pedras dinamarquesas, que revelaram uma conexão inesperada com uma poderosa rainha viking conhecida como Thyra. Os resultados foram publicados na quarta-feira (11) na revista Antiquity.
A pesquisa centrou-se principalmente em dois conjuntos de pedras rúnicas, ambos remontam ao século X d.C. A coleção inicial, conhecida como Pedras de Jelling, estava fortemente associada a Harald Bluetooth (ou Haroldo Dente-Azul), um renomado rei dinamarquês do século X conhecido como o criador da nação. No entanto, os relatos históricos têm sido frustrantemente escassos sobre os seus pais, o rei Gorm e a rainha Thyra.
O segundo conjunto de pedras rúnicas, denominadas de Pedras Ravnunge-Tue em homenagem ao seu escultor, oferece um vislumbre sobre a família real. Pesquisadores sugerem que estas pedras foram esculpidas em homenagem à rainha Thyra e encomendadas por Harald.
© Foto / 3D-scanning by Zebicon, drawing by Laila Kitzler ÅhfeldtJelling 2 com runas escolhidas para análise
Jelling 2 com runas escolhidas para análise - Sputnik Brasil, 1920, 14.10.2023
Jelling 2 com runas escolhidas para análise
"Nosso objetivo era descobrir se poderíamos identificar o mesmo escultor de runas em algumas dessas pedras, associando as Pedras Ravnunge-Tue com as Pedras de Jelling. Uma conexão sugeriria fortemente que todas as pedras prestam homenagem à mesma figura influente: Thyra, mãe de Harald Bluetooth", disse a pesquisadora principal Lisbeth M. Imer.
Notavelmente, as runas nas pedras designam inequivocadamente Thyra como uma "rainha", mostrando sua autoridade em relação a Ravnunge-Tue, o escultor das runas. Escaneamentos em 3D revelaram padrões distintos que funcionam como a assinatura pessoal do escultor dentro das gravuras rúnicas.
O nome da rainha Thyra está em posição destacada nos anais da história viking, pois "nenhum outro homem ou mulher viking na Dinamarca tem sido mencionado em tantas pedras rúnicas", sublinhou Imer.
A revelação ressalta seu papel fundamental na unificação do reino sob seu filho, Harald Bluetooth.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала