- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.
Tanque destruído das Forças Armadas da Ucrânia - Sputnik Brasil

597º dia da operação militar especial nas fronteiras russas

Nos siga no
As Forças Armadas da Rússia prosseguem a operação militar especial na Ucrânia, anunciada pelo presidente russo Vladimir Putin em 24 de fevereiro de 2022. Segundo o chefe de Estado da Rússia, entre os objetivos principais da operação lançada estão a "desmilitarização e desnazificação" do país vizinho.
Após mais de um ano de confrontos, o Exército russo, junto com as forças das repúblicas de Donetsk e Lugansk, libertou completamente a República Popular de Lugansk e uma parte da república de Donetsk, bem como toda a região de Kherson, áreas de Zaporozhie junto do mar de Azov e uma parte da região de Carcóvia. Em 5 de outubro, em resultado de referendos nas regiões, as repúblicas populares de Donetsk e Lugansk e regiões de Kherson e Zaporozhie integraram oficialmente à Federação da Rússia.
No dia 20 de maio, o Ministério da Defesa da Rússia confirmou que as forças russas assumiram o controle total sobre a cidade de Artyomovsk, ou Bakhmut, na denominação ucraniana, um importante centro de transporte para o abastecimento das tropas ucranianas em Donbass. Durante muitos meses a cidade foi alvo de combates ferozes.
Além disso, recentemente, tanto em Kiev como na mídia ocidental, surgem relatos da "iminente contraofensiva" do Exército ucraniano. O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, afirmou em 6 de julho que Kiev lançou uma tentativa de ofensiva em cinco frentes com concentração de grandes forças, contudo fracassou em todas.
Antigas primeiroRecentes primeiro
09:50 13.10.2023
Sistema de mísseis tático-operacional Iskander-M (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Operação militar especial russa
Rússia atinge com mísseis Iskander depósitos e instalações de produção de armas na Ucrânia
08:48 13.10.2023
Defesa antiaérea russa intercepta 2 drones ucranianos nas regiões fronteiriças
Sistemas de defesa antiaérea da Rússia interceptaram na tarde desta sexta-feira (13) dois drones ucranianos nas regiões russas de Belgorod e Bryansk, informou o Ministério da Defesa da Rússia.
07:27 13.10.2023
Tropas russas destroem posto de observação das forças ucranianas perto de Artyomovsk
Um grupo de reconhecimento das tropas aerotransportadas russas destrói um posto de observação do Exército da Ucrânia, por meio de sistema portátil de mísseis antitanque Fagot, no norte de Artyomovsk, informou à Sputnik o Ministério da Defesa da Rússia.
06:58 13.10.2023
Vladimir Zelensky no Salão Oval da Casa Branca, em Washington D.C. EUA,  21 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 13.10.2023
Panorama internacional
Mídia: ante conflito Israel-Hamas, Zelensky pede mais armas à OTAN para chamar atenção para Ucrânia
04:52 13.10.2023
Três drones ucranianos são derrubados na região russa de Belgorod
Três drones ucranianos foram derrubados nas últimas 24 horas em três áreas fronteiriças da região russa de Belgorod, os veículos aéreos não tripulados lançaram três dispositivos explosivos, informou o governador da região Vyacheslav Gladkov no Telegram.
03:41 13.10.2023
Alerta aéreo é emitido em várias regiões ucranianas
Alerta aéreo foi acionado na manhã desta sexta-feira (13) nas regiões ucranianas de Carcóvia, Poltava, Dnepropetrovsk e Sumy, bem como nas partes das regiões de Zaporozhie e Kherson controladas por Kiev, de acordo com os dados do mapa on-line do Ministério da Transformação Digital da Ucrânia.
02:32 13.10.2023
Forças ucranianas lançam 10 projéteis contra Donetsk e Gorlovka
Tropas ucranianas dispararam dez projéteis de calibre 155 mm utilizado pela OTAN contra distritos de Donetsk e Gorlovka, informou a representação da República Popular de Donetsk (RPD) no Centro Conjunto de Controle e Coordenação das questões relacionadas a crimes de guerra da Ucrânia.
02:28 13.10.2023
Artilharia russa impede ataque das forças ucranianas na direção de Krasny Liman
Serventes de morteiros autopropulsados Nona-SVK de 120 mm do Distrito Militar Central impediram um ataque das forças ucranianas na direção de Krasny Liman, informou à Sputnik o Ministério da Defesa da Rússia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала