- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Presidente da Argentina faz queixa criminal contra Javier Milei por 'intimidação pública'

© AP Photo / Natacha PisarenkoJavier Milei, então candidato a deputado pela prefeitura de Buenos Aires, na véspera das eleições legislativas na capital argentina, 13 de outubro de 2021
Javier Milei, então candidato a deputado pela prefeitura de Buenos Aires, na véspera das eleições legislativas na capital argentina, 13 de outubro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 11.10.2023
Nos siga no
O presidente da Argentina, Alberto Fernández (Partido Justicialista), fez uma denúncia criminal contra o economista e candidato do La Libertad Avanza (LLA), Javier Milei, nesta quarta-feira (11) pelo crime de "intimidação pública" após falas do político de oposição contra a moeda nacional.
Além do candidato à presidência, também foram acusados o chefe de governo de Buenos Aires, Ramiro Marra, e o candidato a deputado da província de Buenos Aires, Agustín Romo, todos do LLA.
As declarações de Javier Milei foram feitas em uma entrevista à Radio Mitre na segunda-feira (9), quando o apresentador lhe perguntou que conselho daria a uma pessoa que tem depósitos a prazo em pesos.

"Nunca em pesos, nunca em pesos. O peso é a moeda emitida pelo político argentino. Portanto, não pode valer nem excremento, porque esse lixo não serve nem para fertilizante", respondeu Milei.

Segundo o texto da denúncia, Fernández pede que Milei seja investigado pelos crimes previstos no artigo 211 do Código Penal argentino, que pune aqueles que cometem atos com o objetivo de "incitar o medo público".
O economista tem sido alvo de críticas por parte de autoridades do país e opositores devido à forte alta que o dólar viu nos últimos dias. No entanto, não é a primeira vez que Milei se refere ao peso nesses termos.
Em reunião com empresários na última quinta-feira (5), o candidato à presidência também afirmou que "quanto mais alto o dólar, mais fácil é dolarizar", referindo-se ao processo de encerramento do Banco Central argentino e ao fim da moeda nacional.
Javier Milei deve abrandar caráter antissistêmico se for eleito - Sputnik Brasil, 1920, 22.09.2023
Panorama internacional
Eleições na Argentina: Milei não terá força para ousadias internacionais, apontam analistas
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала