- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Israel pressiona Brasil por sua presidência no Conselho de Segurança: 'Defina Hamas como terrorista'

© AFP 2023 / Angela WeissO chanceler brasileiro, Mauro Vieira, fala durante reunião do Conselho de Segurança de alto nível sobre a situação na Ucrânia, à margem da 78ª Assembleia Geral da ONU, na sede da ONU em Nova York, em 20 de setembro de 2023
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, fala durante reunião do Conselho de Segurança de alto nível sobre a situação na Ucrânia, à margem da 78ª Assembleia Geral da ONU, na sede da ONU em Nova York, em 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.10.2023
Nos siga no
Embaixador israelense disse que, se dependesse de Israel, Brasília passaria a considerar o Hamas como terrorista. Entretanto, a diplomacia brasileira só classifica um grupo como tal se houver aprovação das Nações Unidas.
Nesta terça-feira (10), o embaixador israelense no Brasil, Daniel Zonshine, afirmou esperar que o país, como atual presidente do Conselho de Segurança da ONU, lidere uma dura condenação internacional contra o Hamas.

"O Brasil é um país importante na arena internacional. Esperamos que lidere uma condenação muito forte contra as ações terroristas do Hamas, para que ninguém mais pense em fazer isso. Pedimos ao governo brasileiro para olhar na realidade e definir organização com realmente terrorista. E também que entenda que temos o direito de nos defender", afirmou Zonshine ao jornal O Globo.

Zonshine também ressaltou que as autoridades israelenses estão em contato direto com o governo brasileiro, para facilitar a repatriação de brasileiros que querem retornar ao Brasil.
Palestinos inspecionam danos após ataque aéreo de Israel em Gaza - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2023
Panorama internacional
Brasil entre Israel e Palestina: poderia a diplomacia brasileira contribuir para o fim do conflito?
O diplomata lembrou que, nesta terça-feira (10), sairá o primeiro voo da FAB do aeroporto de Tel Aviv: "Esperamos que a saída de brasileiros que queiram voltar ao Brasil ocorra o mais rápido possível", concluiu.
Segundo a FAB, a aeronave KC-30, com capacidade para cerca de 210 passageiros, pousou no Aeroporto Ben-Gurion às 15h41 no horário local (09h41 no horário de Brasília).
A previsão, é que o avião comece a viagem de retorno ainda nesta terça, por volta das 19h00 no horário local (13h00 em Brasília) e pouse na capital federal na madrugada desta quarta-feira (11).
O chanceler brasileiro, Mauro Vieira, fala durante reunião do Conselho de Segurança de alto nível sobre a situação na Ucrânia, à margem da 78ª Assembleia Geral da ONU, na sede da ONU na cidade de Nova York, em 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2023
Panorama internacional
Brasil condena bombardeios em Israel e convoca reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU
A prioridade, segundo o Ministério das Relações Exteriores, será dada a cidadãos que moram no Brasil e não tinham passagem comprada para voltar de Israel, já que o aeroporto internacional de Tel Aviv está operando normalmente para voos comerciais, relata o G1.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала