- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Governo prevê 15 voos para repatriar cerca de 1.700 brasileiros que vivem em Israel e na Palestina

© Sputnik / Tarek Aliyan / Acessar o banco de imagensTrecho de vídeo mostra bombardeios na cidade de Gaza vistos de uma sacada, em 7 de outubro de 2023
Trecho de vídeo mostra bombardeios na cidade de Gaza vistos de uma sacada, em 7 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2023
Nos siga no
Mais de 1.700 brasileiros que vivem em Israel e na Palestina entraram em contato com o governo do Brasil para solicitar repatriação, informa o Ministério das Relações Exteriores nesta segunda-feira (9). Conforme comunicado, os pedidos foram coletados por meio de "formulário on-line".
A maioria das solicitações é de turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. Em entrevista à GloboNews, o embaixador do Brasil em Israel, Frederico Meyer, disse que estão previstos 15 voos nos próximos dias. A prioridade será para residentes no Brasil que não possuem bilhete de volta ao país.
O governo brasileiro também confirmou que, até o momento, tem conhecimento de três brasileiros desaparecidos na região e insistiu em desaconselhar viagens não essenciais para a área.
Outra recomendação é que todos os brasileiros que puderem embarquem em voos comerciais no aeroporto Ben Gurion, que continua operando.
De acordo com as autoridades, o escritório de representação em Ramallah continua em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, considerando o agravamento das condições de segurança na área, realiza um plano de evacuação em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo.
Avião KC-30 acompanhado de caças F-5 da Força Aérea Brasileira - Sputnik Brasil, 1920, 09.10.2023
Notícias do Brasil
Primeiro avião da FAB para resgatar brasileiros em Israel chega à Itália (VÍDEO)

'Todos que quiserem regressarão'

O embaixador Frederico Meyer, que estava no Brasil por conta das férias quando a guerra foi anunciada, garantiu que "todos que quiserem regressarão". Conforme o diplomata, todos foram surpreendidos com o ataque realizado pelo Hamas, que atingiu diversas cidades israelenses e provocou o conflito. Também foi determinado o retorno do embaixador do Brasil no Estado da Palestina, Alessandro Candeas.

"Fui indicado há um mês e meio [para atuar em Israel] e vim para o Brasil de férias, mas o que posso dizer é que foi uma surpresa total. Era um feriado para os judeus, uma sexta-feira [6], quando foram surpreendidos", disse Meyer.

Até o momento já foram contabilizadas mais de 1,5 mil mortes, tanto em Israel quanto na Faixa de Gaza. Só nas últimas 48 horas, o governo israelense já convocou cerca de 300 mil reservistas para ataques terrestres contra o Hamas.

Presidência brasileira no Conselho de Segurança

A escalada do conflito nessa região do Oriente Médio, que vive em tensão há pelo menos 75 anos, se dá em meio à presidência brasileira no Conselho de Segurança da ONU. De acordo com Meyer, uma reunião de emergência já foi feita no domingo (8) para encontrar uma solução para a guerra.
"O Brasil é sempre pelo diálogo, temos uma história que poucos se dão conta. Sempre resolvemos disputas com diplomacia e diálogo, essa é a nossa posição [...]. Enquanto não acharmos uma solução [para o conflito], temos milhares de vítimas, como crianças, idosos e mulheres. Temos que sentar e conversar, e quem sabe o Brasil não pode ajudar nisso", pontuou.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала