- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Temendo mais abalos, afegãos passam noite inteira fora de casa': número de mortos sobe para 2 mil

© AP Photo / Omid HaqjooСonsequências do terramoto no Afeganistão, 8 de outubro de 2023
Сonsequências do terramoto no Afeganistão, 8 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 08.10.2023
Nos siga no
O número de vítimas mortais do terremoto no Afeganistão ultrapassou duas mil, cerca de nove mil pessoas ficaram feridas, informou a mídia ocidental.
No dia anterior, o Centro Sismológico Euro-Mediterrânico comunicou a ocorrência de vários terremotos com magnitudes de até 6,4 no oeste do Afeganistão, segundo o artigo da Reuters.
Um total de 2.053 pessoas morreram, 9.240 ficaram feridas e 1.320 casas foram danificadas ou destruídas, de acordo com o comunicado do Ministério para Situações de Emergência.
Alimentos, água potável, remédios, roupas e tendas são urgentemente necessários para o resgate e o socorro, disse Suhail Shaheen, chefe do Escritório Político do Talibã (grupo sancionado pela ONU por atividades terroristas) em Doha (Catar), em uma entrevista aos jornalistas.
Dez equipes de resgate estão trabalhando na área da província que faz fronteira com o Irã.
Mais de 200 mortos foram levados para vários hospitais, sendo a maioria mulheres e crianças. Foram montadas camas no exterior do principal hospital de Herat para acomodar o fluxo de vítimas, de acordo com fotos nas redes sociais.
"Quando tudo começou, estávamos de férias em casa, estava tremendo muito forte e levei toda a família para fora. Depois, sentíamos os tremores a cada meia hora, e não voltamos para casa. Não houve vítimas em Herat, mas vários vilarejos vizinhos foram varridos da face da terra", disse o morador de Herat Ahmad à Sputnik.

"Houve nove tremores de força variável ontem. Herat não foi afetada, apenas algumas casas foram destruídas, mas nas áreas rurais há mais de 2.500 mortos", afirmou o morador local Mohammad.

"Devido ao perigo de repetidos tremores, as pessoas passaram a noite inteira no exterior, onde dormiram", disse o morador local Abdullah.
Moradores afegãos limpam os destroços de uma casa danificada após o terremoto no vilarejo de Sarbuland, no distrito de Zendeh Jan, na província de Herat, em 7 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2023
Panorama internacional
Terremoto no Afeganistão deixa pelo menos 120 mortos e 1.000 feridos (VÍDEOS)
O Afeganistão é frequentemente atingido por terremotos – especialmente na cordilheira Hindu Kush, que fica perto da junção das placas tectônicas da Eurásia e da Índia. Em junho do ano passado, a província de Paktika foi atingida por um tremor de magnitude 5.9, que matou mais de 1.000 pessoas e deixou dezenas de milhares de desalojados.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала