- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

EUA acusam ex-militar de tentar fornecer informações altamente classificadas da Defesa à China

© AP Photo / Susan WalshA bandeira dos Estados Unidos sobre a Casa Branca aparece a meio mastro em referência à marca de um milhão de mortes por COVID-19 no país, Washington, 12 de maio de 2022
A bandeira dos Estados Unidos sobre a Casa Branca aparece a meio mastro em referência à marca de um milhão de mortes por COVID-19 no país, Washington, 12 de maio de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 08.10.2023
Nos siga no
Um ex-militar norte-americano foi acusado de tentar fornecer informações de defesa altamente classificadas à China, segundo o Departamento de Justiça dos EUA.
O caso está sendo investigado pelo FBI em cooperação com o Comando de Contrainteligência do Exército americano.
O ex-sargento, de 29 anos de idade, Daniel Schmidt, foi detido em 6 de outubro ao chegar a São Francisco vindo de Hong Kong.
Segundo o arquivo, o ex-militar esteve em serviço ativo no 109º batalhão de inteligência militar na base de Lewis-McChord, em Washington, entre 2015 e 2020.
Após deixar o serviço militar, Schmidt supostamente manteve um dispositivo que permitia acessar as redes militares seguras.
Depois de trocar mensagens via e-mail com o consulado chinês na Turquia, e posteriormente com as agências de inteligência do país asiático, ele ofereceu o dispositivo às autoridades chinesas.
Em março de 2020, viajou a Hong Kong e continuou seus esforços para fornecer informações classificadas à inteligência chinesa.
De acordo com a subdiretora da Divisão de Contrainteligência do FBI, Suzanne Turner, Joseph Daniel Schmidt era um militar de confiança e fez o juramento para proteger e defender a segurança nacional americana, contudo, com suas ações, ele não cumpriu sua promessa e colocou o país em risco.
O ex-militar comparecerá ao Tribunal do Distrito Norte da Califórnia, e posteriormente, será levado ao Distrito Oeste de Washington para a continuidade do procedimento.
Nesta foto disponibilizada pela Agência de Imprensa Saudita, SPA, o presidente chinês Xi Jinping, à esquerda, é recebido pelo príncipe herdeiro saudita e primeiro-ministro Mohammed bin Salman, após a sua chegada ao Palácio Al Yamama, em Riad, Arábia Saudita, 12 de dezembro 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2023
Panorama internacional
EUA percebem que desafios para conter China-Rússia vêm de seus próprios aliados, diz mídia americana
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала