DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Atlântida do oceano Pacífico: como a ciência deixou escapar um continente oculto da Terra?

Nova Zelândia - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2023
Nos siga no
Os cientistas argumentam que a Nova Zelândia é apenas uma pequena fração de um enorme fragmento de Gondwana, quase completamente escondido no oceano.
Nos últimos anos, expedições marítimas e dados de satélite não só forneceram um mapa detalhado do sétimo continente, a Zelândia, mas também explicaram sua rápida submersão.
Por vários anos esteve sendo elaborado um mapa detalhado da terra que havia se afundado. E graças às expedições de cientistas e imagens de satélite, ele foi criado. Além disso, os cientistas identificaram as razões para a rápida submersão de Gondwana.
A supercontinente gigante incluía a África, América do Sul, Antártica e Austrália. Mas há cerca de 80 milhões de anos, no chamado período Cretáceo, a parte oriental do supercontinente foi dilacerada – a Antártica, Austrália e Zelândia foram separadas.
Em um novo artigo, Nick Mortimer, cientista neozelandês, que dedicou sua vida a explorar a região e provar a existência do sétimo continente, e seus colegas completaram um mapa geológico detalhado do continente e foram capazes de descrever com mais precisão a quebra de Gondwana.
© Foto / Universidade da TasmâniaMapa da Nova Zelândia, onde a cor cinza claro mostra áreas inundadas
Mapa da Nova Zelândia, onde a cor cinza claro mostra áreas inundadas - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2023
Mapa da Nova Zelândia, onde a cor cinza claro mostra áreas inundadas
De acordo com seus dados, cerca de 100 milhões de anos atrás, a Austrália e a Antártica unidas se separaram, enquanto a Zelândia ainda estava conectada à Antártica ocidental.
Elas se estiveram separando durante cerca de duas dezenas de milhões de anos, o que levou a um grande adelgaçamento da base do continente e à sua submersão.
© Foto / Nick Mortimer et al/TectonicsGeologia básica simplificada da Zelândia do Norte
Geologia básica simplificada da Zelândia do Norte - Sputnik Brasil, 1920, 07.10.2023
Geologia básica simplificada da Zelândia do Norte
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала