- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Para especialista, Putin direciona discurso para as forças de esquerda do Ocidente e do Sul Global

© Grigory Sysoev/RIA NovostiPresidente Vladimir Putin durante discurso no evento Clube Valdai de Discussões Internacionais. Sochi, Rússia, 5 de outubro de 2023
Presidente Vladimir Putin durante discurso no evento Clube Valdai de Discussões Internacionais. Sochi, Rússia, 5 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2023
Nos siga no
O tradicional discurso do presidente da Rússia, Vladimir Putin, na sessão plenária do Clube Valdai foi direcionado para as forças de esquerda do Ocidente e do Sul Global. É o que avalia o presidente do grupo de comunicações Minchenko Consulting, Yevgeny Minchenko, em entrevista à Sputnik.
O clube é um dos principais fóruns de debate político, econômico e social e é realizado anualmente na Rússia. Putin chegou a mencionar o Brasil no evento, diante da sua importância na geopolítica global.
"Assim, também o seu peso na tomada de decisões-chave deve aumentar, mas é claro que isso deve ser feito de tal forma que se chegue a um consenso sobre as mudanças, que não destrua […] o regime legal existente. É um processo complexo, mas, na minha opinião, é nessa direção e nesse caminho que precisamos seguir", disse.
Além do eleitorado de esquerda do Sul Global, o especialista disse que o discurso foi dirigido a uma parte dos eleitores que apoiaram Donald Trump nos Estados Unidos.
Putin fala no Clube Valdai - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2023
Panorama internacional
Peso do Brasil deve crescer; é preciso levar em conta a opinião do país na arena global, diz Putin

Críticas do Ocidente

O presidente do grupo de comunicações acrescentou que os líderes ocidentais vão apontar o discurso do presidente russo como "demagogia".

"Provavelmente a audiência aqui não é o Ocidente, mas o que é atualmente chamado de Sul Global. Em essência, todos os países em desenvolvimento da Ásia, África e América Latina", observou.

O cientista político, especialista internacional e diretor do Instituto Internacional de Estados Modernos, Aleksei Martynov, avaliou, também em declarações à Sputnik, que a retórica de Putin foi acadêmica e civilizada.
"O foco temático principal do discurso de Putin no Fórum Valdai foi precisamente o aspecto civilizacional. Na minha opinião, o ponto-chave foi a fórmula apresentada pelo presidente Putin de que civilização não se trata de territórios, mas de pessoas. Com base nessa abordagem, tudo acontece e continuará acontecendo", explicou Martynov.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала