- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Em discurso emocionado na Espanha, Zelensky diz que EUA vivem 'tempestade política' e pede ajuda

© AP Photo / Fermin RodriguezO presidente da Ucrânia, Vladimir Zleensky, chega à Cúpula Europeia em Granada, Espanha, 5 de outubro de 2023
O presidente da Ucrânia, Vladimir Zleensky, chega à Cúpula Europeia em Granada, Espanha, 5 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2023
Nos siga no
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, chegou a Granada na Espanha para uma cúpula de líderes europeus, à medida que crescem as preocupações sobre o fluxo de ajuda dos EUA para ajudar a apoiar Kiev.
Em discurso para 40 líderes europeus, Zelensky disse que estava confiante no apoio contínuo dos Estados Unidos, mas pediu aos europeus mais ajuda e armas, de acordo com a Reuters.
O líder expressou que acredita no suporte integral dos EUA, apesar do que classificou como "tempestade política" que assombra o país, depois que a ajuda à Ucrânia não foi aceita para um acordo de última hora do Congresso para evitar uma paralisação do governo.
"Estou confiante na América. São pessoas fortes, com instituições fortes e uma democracia forte", disse ele.
Há uma apreensão crescente nos círculos políticos da Ucrânia de que as lutas políticas internas em Washington possam perturbar o fluxo constante de ajuda econômica.
A Ucrânia pode ficar sem dinheiro para comprar armas dos arsenais norte-americanos no próximo um mês e meio se os EUA não aprovarem um novo pacote de defesa, disse a deputada ucraniana Aleksandra Ustinova, chefe de uma comissão parlamentar que rastreia o fornecimento e uso de armas estrangeiras, segundo a Bloomberg.
Joe Biden fala sobre a greve dos trabalhadores da indústria automobilística na Sala Roosevelt da Casa Branca. Washington, D.C., EUA, 15 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2023
Panorama internacional
Mídia: Biden enfrenta dificuldades em continuar apoiando Ucrânia após destituição na Câmara dos EUA
Diante do contexto, em declarações emocionadas aos europeus segundo a agência britânica, Zelensky disse que crianças em idade escolar na Carcóvia estavam aprendendo à distância ou a frequentar aulas subterrâneas em estações de metro devido aos ataques aéreos.
Também nesta quinta-feira (5), a Espanha ofereceu novos sistemas de defesa aérea e antidrones à Ucrânia para proteger suas infraestruturas energéticas e portuárias, disse uma fonte do governo espanhol à Reuters.
O Exército espanhol também treinará soldados ucranianos para usar estes sistemas, bem como fornecerá mais equipamento de desminagem, acrescentou a fonte.
O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, fala durante uma coletiva de imprensa após uma reunião de diálogo de alto nível Belgrado-Pristina no prédio da SEAE em Bruxelas, 2 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2023
Panorama internacional
UE aumenta a ajuda à Ucrânia, mas não pode substituir EUA, diz Borrell
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала