- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Tribunal Penal Internacional envia 4ª equipe à Ucrânia em busca de supostos crimes de guerra russos

© Yves Herman/Pool via APMinistra da Defesa dos Países Baixos, Kajsa Ollongren, em encontro com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky. Países Baixos, 4 de maio de 2023
Ministra da Defesa dos Países Baixos, Kajsa Ollongren, em encontro com o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelensky. Países Baixos, 4 de maio de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Nos siga no
Com quase um ano e meio de conflito na Ucrânia, o Tribunal Penal Internacional (TPI) vai enviar a quarta equipe de investigação forense ao país para procurar evidências de supostos crimes de guerra russos.
A informação foi confirmada nesta quarta-feira (4) pela ministra da Defesa holandesa, Kajsa Ollongren.

"Em breve, a quarta equipe de investigação forense irá para a Ucrânia. Uma tarefa difícil, com considerável impacto pessoal, mas inestimável para o TPI processar os acusados ​​de crimes de guerra", disse.

A declaração foi dada durante visita de Ollongren a uma estrutura nos Países Baixos usada para reparar e transferir o material militar fornecido pelo Ocidente a Kiev. O país abriga espaços usados tanto para a transferência de armas para a Ucrânia quanto para investigar suspeitas de crimes contra a humanidade.

"Dia após dia, não medimos esforços para fornecer à Ucrânia o apoio militar tão necessário o mais rápido possível", acrescenta Ollongren.

Artilharia autopropulsada das Forças Armadas da Rússia durante a operação militar especial na Ucrânia, 16 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023
Operação militar especial russa
Com manobras terríveis no front, Ucrânia faz Rússia chegar mais perto da vitória, diz mídia

Perseguição

Com sede em Haia, nos Países Baixos, o Tribunal Penal Internacional inaugurou no mês passado um gabinete em Kiev e busca incriminar a Rússia por supostos crimes de guerra cometidos na Ucrânia durante a operação especial.
Enquanto isso, crescem denúncias de práticas abusivas por parte das Forças Armadas da Ucrânia, do presidente Vladimir Zelensky.
Uma das controversas medidas do regime ucraniano, classificadas como "draconianas", é a convocação de pessoas com deficiência para o Exército, assim como de outros grupos da população que anteriormente não estavam sujeitos ao recrutamento.
Em três meses da contraofensiva ucraniana durante a operação militar especial, o país já perdeu 71,5 mil militares.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала