- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Seca no Amazonas causa desligamento de uma das principais linhas de transmissão de energia do país

© Foto / Cadu Gomes / VPRVista aérea de regiões atingidas pela seca em Catalão (AM). Brasil, 4 de outubro de 2023
Vista aérea de regiões atingidas pela seca em Catalão (AM). Brasil, 4 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 04.10.2023
Nos siga no
Linha de transmissão liga as regiões Norte e Sudeste e foi desligada pelo ONS para priorizar o abastecimento do Acre e de Rondônia.
A seca histórica que afeta a região Norte do país e reduziu o nível de água dos rios nas últimas semanas resultou no desligamento de uma das maiores linhas de transmissão de energia elétrica do país.
Conhecida como Linhão do Madeira, a linha de transmissão liga as regiões Norte e Sudeste, e conecta as hidrelétricas Santo Antônio e Jirau, em Rondônia, à subestação de Araraquara (SP). Ela foi desligada nesta quarta-feira (4) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
O órgão informou que o desligamento da linha de transmissão visa priorizar o abastecimento do Acre e de Rondônia, uma vez que a hidrelétrica Santo Antônio foi temporariamente desligada, na última segunda-feira (2), por conta da seca, que inviabilizou o funcionamento da usina de forma segura.
O furacão Henri é retratado na costa leste dos Estados Unidos a partir da Estação Espacial Internacional, orbitando 264 milhas (aproximadamente 425 km) acima de Toronto, Canadá, 21 de agosto de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 03.01.2022
Ciência e sociedade
Tempestades tropicais podem atingir Pequim, Nova York e Tóquio pelo aumento das temperaturas globais
A seca que afeta o Amazonas já é considerada histórica, e cientistas apontam que os efeitos poderão ser sentidos até o primeiro semestre de 2024. Eles apontam como fatores causadores da estiagem a onda de calor extremo que há semanas afeta grande parte do país, somada aos efeitos do El Niño e ao aquecimento atípico do oceano Atlântico, na parte tropical norte, que também vem causando um número excepcional de furacões no Caribe e nos Estados Unidos neste ano.
Pelo menos 60 municípios estão em estado de emergência no Amazonas. Estima-se que cerca de 500 mil pessoas nos estados do Amazonas, do Acre e de Rondônia são afetadas pela seca. Nesta quarta-feira, o governo federal informou que vai antecipar o pagamento do Bolsa Família nos municípios afetados. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, visitou a região afetada nesta quarta para averiguar a situação.
Além do rio Madeira, os níveis de água caíram nos rios Negro, Solimões, Purus e Juruá, segundo informou o jornal O Globo. Comunidades ribeirinhas alertam que houve redução no número de cardumes e peixes, e no município de Tefé (AM) mais de 100 botos foram encontrados mortos em um lago em decorrência do calor.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала