DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Túmulo de guerreiro do século V a.C. encontrado na Bulgária esconde objetos de grande valor (FOTOS)

© Foto / Emil Aladjem, Autoridade de Antiguidades de IsraelFazenda do período helênico descoberta na Galileia, norte de Israel moderno, durante escavações
Fazenda do período helênico descoberta na Galileia, norte de Israel moderno, durante escavações - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Nos siga no
Um cetro, bastão curto simbolizando a autoridade, esculpido em osso, foi descoberto em um túmulo de guerreiro cita, em Provadia-Solnitsata, nordeste da Bulgária. Cetros de osso já tinham sido encontrados antes, mas a forma deste último é ímpar.
O cetro tem 38 centímetros de comprimento com um punho liso feito de suas seções de osso coladas. O topo do artefato apresenta a forma de pássaro com um bico.

De um lado, têm aparência de bico de águia, um animal com grande significado ritual para os citas, mas do outro lado há uma representação antropomórfica que faz o bico parecer um chapéu. Os citas eram mestres na gravação em osso, e este cetro é um exemplo superlativo de sua habilidade.

Arqueólogos búlgaros descobrem um cetro feito de osso de 39 cm, usado por um guerreiro cita do século V a.C., perto de uma mina de sal em Provadia, não longe da cidade portuária de Varna.
O cetro foi encontrado no túmulo de um guerreiro que tinha sido aberto na antiguidade, mas não saqueado. Além do cetro, os pesquisadores também encontraram os restos de um cavalo, de um pequeno cachorro e de uma tartaruga, escreve o portal History Blog.
Solnitsata era uma cidade antiga situada perto da moderna Provadia que é a cidade pré-histórica mais antiga da Europa. O assentamento fortificado com muralhas existiu de 5.600 a 4.350 B.C. e prosperou muito com a produção de sal.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала