- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Sindicatos de metroviários e da Sabesp decidem encerrar greve em São Paulo

© Foto / Paulo Pinto / Agência BrasilAssembleia no Sindicato dos Metroviários para avaliação da greve. São Paulo (SP), 2 de outubro de 2023
Assembleia no Sindicato dos Metroviários para avaliação da greve. São Paulo (SP), 2 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Nos siga no
Em votação em assembleia, 79% dos funcionários presentes votaram por encerrar a greve.
Funcionários da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) decidiram suspender a greve unificada a partir das 23h59 desta terça-feira (3).
A decisão foi tomada após votação em assembleia na noite desta terça-feira. Na votação, 2.331 trabalhadores (cerca de 79%) votaram pelo encerramento da greve, 587 pessoas (19%) votaram pela manutenção da paralisação e 34 pessoas se abstiveram de votar. Quanto a uma nova etapa da mobilização, 1.161 servidores (39%) votaram para que a greve não seja retomada na semana que vem.
Protesto durante greve do metrô e trens na estação Palmeira, na Barra Funda, critica privatização do transporte público na cidade de São Paulo, em 3 de outubro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Notícias do Brasil
Congestionamento de 600 km e caos em SP: privatização causará precarização, diz sindicalista
Iniciada à meia-noite desta terça-feira, a greve unificada foi uma resposta aos planos do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de privatizar o transporte público e a Sabesp. Os editais de terceirização estavam previstos para ser publicados nos dias 10 e 17 de outubro.
Mais cedo, em entrevista à Sputnik Brasil, a presidente do Sindicato dos Metroviários, Camila Lisboa, alertou que a privatização pretendida pelo governador pode causar a precarização do serviço e o encarecimento de tarifas. Ela afirmou que a categoria pretende levar o debate à população, que será a principal afetada pela mudança.
"Estamos reivindicando também a realização de um plebiscito oficial junto à população, para que opine sobre a privatização dessas empresas públicas."
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала