- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Maior construtor naval dos Países Baixos processa governo holandês por perdas com sanções à Rússia

© AFP 2023 / Jonathan NackstrandConstrução do novo navio da Royal Caribbean no estaleiro Turku, na costa sudoeste da Finlândia.
Construção do novo navio da Royal Caribbean no estaleiro Turku, na costa sudoeste da Finlândia. - Sputnik Brasil, 1920, 03.10.2023
Nos siga no
O estaleiro Damen Shipyards Group NV está processando o governo pelas perdas infligidas aos seus negócios através das sanções contra Moscou, marcando uma das primeiras empresas europeias a levar queixas a tribunal devido às consequências das medidas da UE.
Em entrevista à Bloomberg o porta-voz da Damen Shipyards Group NV, Rick van de Weg, disse que a empresa está buscando indenização porque "sofre danos" como resultado de sanções.
A empresa, com sede na cidade holandesa de Gorinchem, apresentou a sua ação no Tribunal de Roterdão em 10 de maio, de acordo com um porta-voz do tribunal, mas só agora o caso veio a público. O processo ainda não avançou, mas deve prosseguir no próximo ano, escreve a agência.

"Antes das sanções, Damen assinou contratos com compradores de navios russos e, após o conflito na Ucrânia, o governo holandês decidiu que tais contratos podem não ser honrados pela comunidade empresarial holandesa e o governo não ofereceu compensação a Damen por esses danos", disse van de Weg à mídia.

O estaleiro Damen é uma empresa familiar holandesa fundada em 1927 que constrói uma variedade de embarcações, desde navios de guerra até dragas.
A Damen tinha uma filial de engenharia na Rússia antes do conflito, que prestava serviços para projetos de construção naval próximos a "centros de serviços" em Novosibirsk e São Petersburgo. Dias antes de Moscou iniciar a operação, a Damen entregou uma draga à Rússia para uso na região do Ártico.
Moeda russa, rublo, fotografada de frente para a Catedral de São Basílio, no centro de Moscou - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023
Panorama internacional
Efeito contrário: sanções ocidentais incentivaram a Rússia a fortalecer ainda mais sua indústria
O conflito estava "tendo um grande impacto" na empresa, de acordo com um comunicado do ano passado. Uma semana após o começo da operação, o estaleiro disse ter suspendido a entrega de navios e a assinatura de novos contratos com clientes russos e belarussos.
A empresa afirmou ainda que espera "trabalhar arduamente na procura de soluções para as embarcações já em construção e nos procedimentos legais associados".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала