- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Para combater violência, Dino autoriza Força Nacional no Rio de Janeiro e recursos para Bahia

© Foto / José Cruz/Agência Brasil O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, por ocasião da assinatura de acordo de cooperação com o Ministério do Esporte com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 20 de setembro de 2023
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, por ocasião da assinatura de acordo de cooperação com o Ministério do Esporte com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 20 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023
Nos siga no
O ministro da Justiça, Flávio Dino (PCdoB), anunciou programa de R$ 900 milhões para combater avanço das organizações criminosas até 2026.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou nesta segunda-feira (2) duas portarias para reforçar o enfrentamento à violência e ao crescimento de organizações criminosas no Rio de Janeiro e na Bahia, nos dois estados que têm enfrentado uma onda de violência nos últimos meses.

Segundo o G1, o ministério afirma que a iniciativa visa enfrentar "problemas estruturais como vulnerabilidade de fronteiras e divisas, transnacionalidade do crime, deficiência na recuperação de ativos, baixa integração e deficiência estrutural das polícias".

O programa deve ser implementado de forma gradual e desenvolvido por meio de ações ao longo dos próximos três anos. Seus eixos de atuação vão ser a integração institucional e informacional; o aumento da eficiência dos órgãos policiais; integração na atuação em portos, aeroportos, fronteiras e divisas; o aumento da eficiência do sistema de Justiça Criminal; e a cooperação entre os entes de segurança.
A portaria prevê R$ 20 milhões em recursos federais adicionais a serem investidos na segurança pública do estado da Bahia. De acordo com o G1, apenas em setembro, foram registradas 68 mortes em confrontos com a polícia no estado.
Já para o Rio de Janeiro, a portaria autoriza a atuação da Força Nacional para apoiar as equipes policiais que têm tido dificuldades no combate ao crime organizado. No último fim de semana (30), chegou a haver toque de recolher em Anchieta, bairro da Zona Norte da cidade.
Polícia monta guarda durante protesto contra a violência policial na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, Brasil, em 7 de maio de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023
Notícias do Brasil
Polícia do Rio apresenta 1,1 mil pedidos de prisão de traficantes e busca apoio do governo federal
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала