- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Comboio dos EUA é flagrado contrabandeando petróleo da Síria para Iraque (VÍDEO)

© AP Photo / Hussein MallaUm comboio de caminhões de petróleo passa por um posto de controle da polícia curda
Um comboio de caminhões de petróleo passa por um posto de controle da polícia curda - Sputnik Brasil, 1920, 02.10.2023
Nos siga no
A emissora PressTV relatou que as forças de ocupação dos EUA contrabandearam petróleo a partir da província síria de Al-Hasakah para suas bases no norte do Iraque.
De acordo com a mídia, o comboio foi avistado contrabandeando petróleo da cidade de Qamishli, em Al-Hasakah, atravessando a fronteira com o Iraque, para a região semiautônoma do Curdistão.
A revista The Cradle relatou que as imagens do dia 26 de setembro mostram o comboio americano, de aproximadamente dois quilômetros, transportando petróleo sírio.
A mídia relata que as forças de ocupação dos EUA constantemente contrabandeiam toneladas de grãos e petróleo de Al-Hasakah para a região do Curdistão, como parte da pilhagem sistemática de Washington.
As tropas dos EUA começaram a perfurar a Síria em 2016-2017, com Donald Trump afirmando repetidamente que os Estados Unidos "manteriam o petróleo" e as botas no terreno na Síria "apenas pelo petróleo". A Casa Branca de Biden afirma que as forças dos EUA permanecem no país para impedir o ressurgimento do "terror", mas as ações norte-americanas dizem o contrário.
As forças dos EUA na Síria intensificaram o saque dos recursos petrolíferos do país devastado pela guerra, segundo fontes locais na zona rural de Al-Yarubiyah, na província oriental de Al-Hasakah.
Novas imagens de 26 de setembro mostram um comboio dos EUA, de aproximadamente dois quilômetros, contrabandeando petróleo sírio perto de Qamishli, em direção ao leste, atravessando a fronteira com Semalka até o Curdistão iraquiano.
Os EUA operam cerca de uma dúzia de bases militares na Síria, todas elas sem a permissão do governo internacionalmente reconhecido de Damasco. Estima-se que 90% dos recursos de petróleo e gás da Síria estão concentrados a leste do rio Eufrates, em áreas controladas pelos EUA e seus aliados curdos.
Antes do início da guerra da CIA contra a Síria em 2011, o país não era um grande exportador de energia, mas tinha petróleo e gás suficientes para desfrutar da autossuficiência e até mesmo obter uma modesta receita de exportação.
No entanto, a ocupação norte-americana de um terço do país, que também inclui grande parte de suas terras agrícolas mais férteis, transformou a Síria em uma importadora líquida de energia e alimentos, com o Irã e a Rússia intervindo para ajudar.
Tripulações de petroleiros oceânicos iranianos muitas vezes têm que arriscar a vida para chegar à costa mediterrânea da Síria para descarregar suas cargas de combustível em meio a operações de sabotagem de Israel, um inimigo jurado de Damasco e Teerã.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала