- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Desemprego no Brasil atinge 7,8%, menor nível desde 2015

© Marcelo Camargo/Agência BrasilCarteira de Trabalho Digital
Carteira de Trabalho Digital - Sputnik Brasil, 1920, 29.09.2023
Nos siga no
O desemprego atingiu a taxa de 7,8%, a menor desde fevereiro de 2015, quando foi de 7,5%. A informação, coletada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29).
O índice obtido se refere ao trimestre encerrado no último mês de agosto e representa uma queda de 0,5% em relação ao analisado entre março e maio de 2023. Em termos absolutos, essa taxa de 7,8% representa a desocupação de 8,4 milhões de pessoas até agosto.
Três setores contribuíram principalmente no processo de queda da taxa: o de Serviços domésticos, que teve alta de 2,9%; o de Administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, com a expansão de 2,4%; e o de Informação, Comunicação e Atividades Financeiras, Imobiliárias, Profissionais e Administrativas, com um aumento de 2,3%.
Para Adriana Beringuy, coordenadora de Pesquisas por Amostra de Domicílio do IBGE, "houve resultado positivo também porque nenhum outro grupo registrou perda estatística de trabalhadores. Mas esses três grupamentos, em especial, contribuíram no processo de absorção de trabalhadores".

Emprego aumenta para trabalhadores com e sem CLT; autônomos não veem mudança

O período viu um aumento para trabalhadores com e sem carteira assinada. Sob o regime da CLT, o número de empregados é o maior desde 2015, atingindo a marca de 37,248 milhões de trabalhadores, uma alta de 1,1% quando comparado ao do trimestre anterior.
Já o número de trabalhadores informais viu um aumento de 2,1% entre os trimestres, passando para 13,2 milhões de trabalhadores. O contingente de trabalhadores por conta própria, por sua vez, ficou estável em relação ao período anterior, mas viu uma queda de 2% no ano, com a marca de 25,4 milhões de pessoas.
Entregadores de fast-foods por aplicativo que utilizam bicicletas e patinetes para se locomover, se reúnem na praça Osvaldo Cruz, em São Paulo, à espera de chamadas - Sputnik Brasil, 1920, 19.12.2019
Notícias do Brasil
Informalidade corresponde a 30% do déficit da Previdência, projeta economista
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала