- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Tanques americanos Abrams se tornarão obsoletos perante os T-90 russos na Ucrânia, diz especialista

© SputnikVerificação das funcionalidades do tanque T-90 russo durante operação especial
Verificação das funcionalidades do tanque T-90 russo durante operação especial - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023
Nos siga no
Recentemente, os EUA entregaram o primeiro lote de seus tanques M1 Abrams à Ucrânia, em uma clara esperança de causar danos nos blindados russos T-90 e mudar o rumo do conflito.
Contudo, o especialista político-militar Boris Rozhin afirmou que essa não será uma tarefa fácil, visto que o tanque russo T-90 será um adversário digno, que conta com diversas vantagens.
"O T-90 tem uma vantagem na manobrabilidade, sendo mais capaz de percorrer através de terrenos rústicos, além de ser mais veloz que o Abrams", afirmou.
Além disso, o especialista destacou à Sputnik que os tanques norte-americanos Abrams são mais pesados, ressaltando que os EUA enviaram modelos mais antigos do equipamento à Ucrânia.
Saiba o que perfura a blindagem do tanque Abrams   - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Multimídia
Saiba o que perfura a blindagem do tanque Abrams
Rozhin destacou o uso dos tanques T-90 no campo de batalha na Ucrânia, onde estão fazendo um bom trabalho apoiando a infantaria e neutralizando as investidas ucranianas.
"Nós vemos como a proteção do T-90 foi melhorada, além de contar com visores instalados, proteção dinâmica adicional e compartimento de transmissão do motor também protegido contra impactos", ressaltou.
Enquanto isso, os Abrams têm o mesmo problema dos alemães Leopard e dos britânicos Challenger, ou seja, têm a torre como seu ponto fraco, além de uma proteção fraca contra ataques com drones.
Outro ponto destacado pelo especialista foi a capacidade de o T-90 operar no inverno, que está se aproximando na Europa.
Para Rozhin, é muito difícil ocorrer um duelo entre os dois tanques no campo de batalha, já que estes equipamentos são usados para apoiar a infantaria ou atacar as fortalezas inimigas.
Contudo, o Abrams foi criado entre 1972 e 1975 para combater os tanques soviéticos e outros veículos de combate de infantaria.
Os novos e modernizados blindados americanos podem contar, inclusive, com munições de urânio empobrecido, contudo a Ucrânia recebeu versões antigas destas máquinas, e mesmo tendo a missão de danificar os tanques russos, provavelmente fracassarão.
De acordo com o especialista, em qualquer evento, o lote de 31 tanques Abrams fornecidos pelos EUA não será capaz de mudar o status quo no campo de batalha, devido à agilidade, leveza, poder de fogo e segurança dos tanques russos.
Tanques M1 Abrams norte-americanos (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Operação militar especial russa
Abrams vai ser o 'potente dissuasor' da Ucrânia, apesar da avaliação morna de Kiev, diz Pentágono
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала