Cientistas russos criam tecnologia de monitoramento de até 500 mil drones simultaneamente

© Foto / Laboratório de Pesquisa da Força Aérea dos EUAEnxame de drones (imagem referencial)
Enxame de drones (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023
Nos siga no
A tecnologia russa é baseada em uma inteligência artificial que pode rastrear simultaneamente até 500 mil drones e terá seu protótipo lançado ainda nesse ano.

"Pesquisadores do Centro de Competências da NTI Geodados e Tecnologias de Geoinformação baseada na Universidade Estatal de Geodésia e Cartografia de Moscou (MIIGAiK, na sigla em russo) desenvolveram uma tecnologia baseada em inteligência artificial que permitirá rastrear no céu a posição e condição de até 500 mil veículos aéreos não tripulados simultaneamente [...]. No final de 2023 ocorrerá o lançamento de um protótipo experimental, que será testado já em 2024", informou a assessoria de imprensa da NTI à Sputnik.

Antes de lançar um drone, é necessário coordenar o voo com diversos serviços, que devem verificar e monitorar todo o processo. Enquanto há 100 veículos aéreos não tripulados sobrevoando uma região ao mesmo tempo, o sistema de monitoramento atual dá conta. Entretanto, quando seu número aumentar para vários milhares, surgirão dificuldades, observa o comunicado.
Com base na estratégia de desenvolvimento de aeronaves não tripuladas, até 2030 o número de sistemas de aeronaves não tripuladas que serão vendidos no mercado russo é estimado em mais de 180 mil unidades. Haverá necessidade de um sistema capaz de processar dados de um grande número de drones: por exemplo, detectando rapidamente desvios da missão de voo planejada, entrada em áreas proibidas e aproximações perigosas entre os dispositivos.
"Estamos desenvolvendo uma abordagem fundamentalmente diferente da dominante no mercado [...], criamos ferramentas de desenvolvimento que nos permitem implementar os procedimentos de processamento de dados mais complexos [...] e obter o produto final que resolve um problema específico de aplicação com custos mínimos", disse o gerente do projeto, Oleg Gvozdev.
O proprietário da SpaceX e CEO da Tesla, Elon Musk, chega ao tapete vermelho do prêmio de mídia Axel Springer, em Berlim, Alemanha (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023
Ciência e sociedade
SpaceX assina 1º contrato com Força Espacial dos EUA para fornecer comunicação aos militares
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала