- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

Belarus diz que helicóptero polonês violou seu espaço aéreo e envia aviões militares; Varsóvia nega

© Serviço de imprensa do Ministério da Defesa da Belarus / HandoutParaquedistas da Rússia e Belarus entram em helicóptero militar perto da fronteira com a Polônia, foto publicada em 12 de novembro de 2021
Paraquedistas da Rússia e Belarus entram em helicóptero militar perto da fronteira com a Polônia, foto publicada em 12 de novembro de 2021 - Sputnik Brasil, 1920, 28.09.2023
Nos siga no
Nesta quinta-feira (28), Belarus disse que um helicóptero polonês violou seu espaço aéreo e disse que, em resposta, enviou aeronaves militares ao local. A suposta ação eleva ainda mais as tensões entre os dois países.
A Polônia negou "inequivocamente estes relatórios" e disse que "nenhum dos helicópteros poloneses cruzou o espaço aéreo de Belarus", declarou um porta-voz do Comando Operacional das Forças Armadas da Polônia à Reuters.

"Por volta das 15h20 [09h20 do horário de Brasília], a aeronave cruzou a fronteira da República de Belarus, voou a uma profundidade de até 1,5 quilômetro. Às 16h22 [10h22 de Brasília], o helicóptero violou repetidamente a fronteira do Estado, indo a 300 metros de profundidade", afirmou o Ministério da Defesa belarusso.

O Ministério das Relações Exteriores belarusso convocou o encarregado de Negócios polonês, Marcin Wojciechowski, para protestar e exigiu que Varsóvia conduzisse "uma investigação objetiva sobre o incidente" e tomasse medidas para prevenir tais incidentes no futuro.
A suposta ação eleva claramente as tensões entre os dois países que se encontram em progressiva divergência, principalmente depois que a Polônia decidiu fechar uma parte de sua fronteira com Belarus e envio um grande número de tropas militares para região.
O vice-primeiro-ministro e ministro da defesa polonês Mariusz Blaszczak fala durante a cerimônia de inauguração da guarnição permanente do Exército dos EUA na Polônia, em Camp Kosciuszko em Poznan, em 21 de março de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 10.08.2023
Panorama internacional
Polônia planeja mover cerca de 10 mil soldados para fronteira com Belarus, diz ministro da Defesa
Em agosto, Varsóvia também acusou Minsk de violar seu espaço aéreo, e os atritos fizeram com que os Estados Unidos, através da OTAN, lançaram um comunicado dizendo que "não consideram que a OTAN esteja diante de um cenário em que deva trazer seu Artigo 5 de defesa coletiva", conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала