DNA (imagem ilustrativa) - Sputnik Brasil, 1920
Ciência e sociedade
As principais notícias, reportagens e artigos sobre sociedade e avanços científicos.

Perigos cibernéticos ameaçam infraestrutura da China, alerta ministro da Segurança chinês

CC BY 2.0 / Flickr.com / Blogtrepreneur / Segurança cibernética (imagem referêncial)
Segurança cibernética (imagem referêncial) - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023
Nos siga no
A China enfrenta um risco crescente de ataques cibernéticos, vazamentos de dados, desinformação e guerra cognitiva impulsionada pela inteligência artificial (IA), alertou o ministro da Segurança do Estado da China, Chen Yixin.
O ministro deu o alarme em um artigo publicado na terça-feira (26) no jornal oficial China Internet and Information.
"Nosso maior risco oculto é que nossa infraestrutura de informações essenciais possa estar vulnerável a ataques", escreveu Chen.
"Nossas redes operacionais de operações financeiras, energia, eletricidade, comunicações e transporte tornaram-se os alvos principais de ataques cibernéticos de fora do país", disse o ministro.
"Haverá consequências terríveis, como perturbações nos transportes, caos nos mercados financeiros e paralisação do fornecimento de eletricidade, se estes sistemas forem pirateados, controlados, adulterados ou sabotados", acrescentou Chen.
Os órgãos do Partido Comunista, os departamentos governamentais, como a defesa nacional, as empresas militares e os centros de pesquisa enfrentavam cada vez mais ataques cibernéticos "em grande escala, organizados e persistentes", afirmou ele.
Chips semicondutores - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Ciência e sociedade
Futura fábrica de chips com tecnologia de ponta tornaria China líder no setor de semicondutores
O maior perigo é o fato de a Internet ter se tornado uma fábrica de boatos, de acordo com o comunicado.
"Até mesmo um pequeno incidente pode se tornar um furacão na opinião pública. Os boatos podem facilmente transformar uma perturbação em uma xícara de chá em um tornado na sociedade da vida real", escreveu ele.
"Com o desenvolvimento da Internet e das tecnologias digitais, ficou mais difícil gerenciar a segurança dos recursos de informação, e violações de dados em massa ocorreram repetidamente, ameaçando a segurança nacional, as atividades socioeconômicas e os direitos e interesses dos indivíduos", sugundo o comunicado do ministro.
Ataque cibernético (imagem referencial) - Sputnik Brasil, 1920, 15.09.2023
Panorama internacional
Repressão ao crime cibernético contribui para aquecimento das relações entre China e Mianmar
Novas tecnologias, como a IA, comunicações quânticas, blockchain e Internet por satélite trouxeram novas e maiores incertezas à segurança, acrescentou ele.
Há uma séria competição entre as grandes potências no espaço cibernético, disse Chen em uma referência velada aos EUA e seus aliados.
"A fraqueza mais significativa está em nossa dependência de terceiros em algumas tecnologias essenciais", disse ele, afirmando que a autossuficiência em áreas como chips avançados, protocolos básicos, IA e equipamentos de telecomunicações se tornou uma questão de segurança nacional e interesse estratégico.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала