- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Comissão quer explicações de ministros sobre funções de Janja no governo

CC BY-SA 2.0 / Ricardo Stuckert / Palácio do Planalto / Lula e Janja durante cerimônia de lançamento do novo Programa Farmácia Popular do Brasil. Brasília (DF), 7 de junho de 2023
Lula e Janja durante cerimônia de lançamento do novo Programa Farmácia Popular do Brasil. Brasília (DF), 7 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023
Nos siga no
Em requerimento, deputado destaca que a primeira-dama não tem cargo oficial no governo e pede explicações sobre possível agenda presidencial.
A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (27), requerimentos para ouvir ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre as funções da primeira-dama, Janja da Silva, no governo.
Segundo informou o deputado Evair de Melo (PP-ES) em uma postagem na rede social X (antigo Twitter), a medida tem como base esclarecer a possibilidade de Janja assumir a agenda presidencial durante o período que Lula estiver se recuperando da cirurgia que fará no quadril, marcada para a próxima sexta-feira (29).
Foram convocados a prestar esclarecimentos os ministros Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação da Presidência), Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Rui Costa (Casa Civil) e Márcio Macêdo (Secretário-Geral da Presidência da República). A comissão ainda não marcou a data pra ouvir os ministros.
Na última terça-feira (26), foi noticiado que Lula indicou que Janja poderia representá-lo durante sua ausência, o que causou preocupação entre alguns integrantes do governo críticos ao crescente protagonismo da primeira-dama em questões do Palácio do Planalto.
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023
Notícias do Brasil
Governadores: Tarcísio mantém liderança e Leite cresce em popularidade digital após crise climática
Também na terça, Janja se reuniu com a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, em Brasília. A primeira-dama tem viagem marcada para o Rio Grande do Sul, junto com uma comitiva de ministros, para averiguar os trabalhos de recuperação nas cidades atingidas por um ciclone tropical.
No requerimento aprovado pela comissão, Melo destaca que Janja não tem cargo formal no governo.
"Janja não possui um cargo formal dentro da estrutura do governo, apesar disso despacha de seu gabinete, participa de reuniões estratégicas e acompanha Lula nas viagens internacionais", escreveu o deputado.
Ele acrescentou que, no início do governo, foi levantada a possibilidade de criação de um cargo para Janja, mas que a ideia não foi levada adiante pela possibilidade de nepotismo. "Apesar disso, a primeira-dama segue atuando e gastando o dinheiro público", afirmou o deputado.
Na terça-feira, Lula negou que Janja esteja atuando como sua representante. Em postagem na rede social X, ele disse que a viagem ao Rio Grande do Sul é de competência da comitiva de ministros e explicou por que a viagem foi adiada em um dia.

"Nada disso procede [a índicação de Janja como representante]. A viagem, que é dos ministros, foi adiada porque recebo na quarta-feira [27] o governador Eduardo Leite, para discutir o apoio ao estado e seria deselegante os ministros visitarem o estado com o governador gaúcho em Brasília. O governo federal segue acompanhando a situação no Rio Grande do Sul e apoiando os governos locais", escreveu o presidente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала