- Sputnik Brasil, 1920
Operação militar especial russa
Notícias sobre as tensões na Ucrânia. Siga informado sobre os avanços da operação militar especial russa em Donbass.

Câmara da Suíça rejeita fornecimento de armas à Ucrânia

© AP Photo / Alex BabenkoConflito militar na Ucrânia
Conflito militar na Ucrânia - Sputnik Brasil, 1920, 27.09.2023
Nos siga no
O envio de armas à Ucrânia foi rejeitado nesta quarta-feira (27) pelo Conselho Nacional da Suíça, a câmara baixa do Parlamento, em mais uma queda do apoio ocidental ao conflito. Com a decisão, os suíços juntam-se à Polônia, que recentemente também suspendeu o apoio militar ao regime de Vladimir Zelensky.
Composto por 200 membros, o conselho representa o povo no Parlamento suíço, e o fim da reexportação dos instrumentos militares foi aprovado por ampla maioria.
"O Conselho Nacional não deseja enfraquecer as normas que regulamentam a reexportação de armas da Suíça para países envolvidos em conflitos. Na quarta-feira, rejeitou a iniciativa parlamentar dos cantões [outra esfera parlamentar do país] com 135 votos contra 48", informou a Casa.
A medida vale para outros Estados envolvidos em conflitos no mundo.

'Legítima defesa'

Em junho, o Conselho dos Estados (câmara alta do Parlamento suíço) aprovou um projeto que permite à Suíça fornecer equipamentos militares a países envolvidos em conflitos, desde que seja para exercer "seu direito à legítima defesa de acordo com o direito internacional".
A mudança ocorreu após a representante permanente da Suíça na ONU, Pascal Christine Berisville, declarar que a chamada reexportação de armamento suíço para a Ucrânia era impossível sem modificar a legislação.
A Suíça já rejeitou pedidos anteriores para apoio no fornecimento de armas e munições à Ucrânia realizados por países como Alemanha, Dinamarca e Espanha.

Apoio enfraquecido

Na última semana, uma das mais ferrenhas aliadas de Kiev desde o início do conflito, a Polônia, deixou de fornecer equipamentos militares à Ucrânia para investir nas próprias Forças Armadas.
Vladimir Zelensky no Salão Oval da Casa Branca, em Washington D.C., onde se reuniu com o presidente americano, Joe Biden. EUA, 21 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Operação militar especial russa
Apoio da Europa à Ucrânia começa a perder força com chegada das eleições
Numerosos países, especialmente do Ocidente, condenaram a operação militar especial que a Rússia realiza desde 24 de fevereiro de 2022 e apoiam Kiev com o fornecimento de armas, doações, ajuda humanitária e sanções contra Moscou. No entanto, com os inúmeros efeitos colaterais que têm afetado diretamente as populações desses mesmos países, cresce a pressão popular e de parte dos políticos contra essas ajudas à Ucrânia.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала