- Sputnik Brasil, 1920
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Mercadante sugere criação de até 3 estatais para articular poder de compra das Forças Armadas

© AFP 2023 / Tingshu WangPresidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante fala durante entrevista coletiva na Embaixada do Brasil em Pequim, em 14 de abril de 2023
Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante fala durante entrevista coletiva na Embaixada do Brasil em Pequim, em 14 de abril de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 26.09.2023
Nos siga no
Segundo o presidente do BNDES, as empresas seriam necessárias para coordenar investimentos privados nas Forças Armadas. Outra alternativa seria que cada uma das forças — Exército, Marinha e Aeronáutica — contasse com uma estatal individualmente, com a mesma função.
Nesta terça-feira (26), ao discursar durante no seminário 4ª Revolução Industrial: Desafios para a Defesa, Segurança e Desenvolvimento Nacional, o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, sugeriu a criação de uma ou três estatais para coordenar investimentos militares brasileiros.
De acordo com o jornal O Globo, Mercadante as chamou de "empresas nacionais estratégicas em defesa" e seu discurso foi em tom de recomendação ao Ministro da Defesa, José Múcio, que também estava presente no evento.
"Nós temos um complexo que precisaria ter uma holding que ajude a atrair investimento privado, além de coordenar e, com a presença decisiva das forças na direção e na orientação dessas empresas, articular o poder de compra das Forças Armadas. A indústria não pode viver do orçamento público com todas as carências que o país tem. Precisamos construir um outro caminho. É para isso que o BNDES está aqui: para abrir novas portas e avançarmos", disse Mercadante citado pela mídia.
Ao mesmo tempo, o presidente do banco destacou o papel do banco na exportação de aeronaves da Embraer, relata a mídia.
"Ano passado, a Embraer exportou nove aeronaves. Eu agora estou anunciando publicamente que nós exportamos este ano mais 14 e vamos fechar 28 aeronaves, no valor total de US$ 778 milhões [R$ 3,8 bilhões] de financiamento do BNDES. Nós tivemos, ao longo da história, um avanço extraordinário. Foram 1.287 aeronaves exportadas, financiadas pelo BNDES", ressaltou.
Na liderança do banco, o ex-ministro da Educação parece querer investir em várias frentes. No começo do mês, Mercadante anunciou o envio de uma missão brasileira à Coreia do Sul para estudar a política cultural do país em torno de investimentos ligados à indústria do audiovisual, conforme noticiado.
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала