- Sputnik Brasil, 1920
Panorama internacional
Notícias sobre eventos de todo o mundo. Siga informado sobre tudo o que se passa em diferentes regiões do planeta.

'Não sabem nada sobre a ameaça do fascismo', diz Kremlin sobre homenagem canadense à nazista

© AP Photo / Efrem LukatskyJustin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá (à esquerda), e Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, durante coletiva de imprensa em Kiev, 10 de junho de 2023
Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá (à esquerda), e Vladimir Zelensky, presidente da Ucrânia, durante coletiva de imprensa em Kiev, 10 de junho de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Nos siga no
Dmitry Peskov, porta-voz do presidente da Rússia, classificou as ações ocorridas no Canadá como "ultrajantes" e "descuidadas em relação à memória" dos crimes nazistas dentro do país norte-americano que, na semana passada, viu sua Câmara ovacionar um veterano nazista.
"Esses crimes [nazistas] não têm data de validade ou prescrição. Este tipo de negação da memória é ultrajante", disse Peskov à imprensa.
Ainda segundo o porta-voz, as novas gerações do Ocidente se esqueceram das lições aprendidas durante a Segunda Guerra Mundial, razão pela qual o fascismo ameaça ressurgir no mundo.

"Não sabem nada sobre a ameaça do fascismo. Isso pode fazer com que o fascismo apareça em todo lado. E agora o estamos vendo se erguer bem no centro da Europa, na Ucrânia. É contra isso que estamos lutando", afirmou.

Toda a polêmica começou quando Anthony Rota, presidente da Câmara dos Comuns, câmara baixa do Parlamento canadense, saudou e iniciou uma ovação ao veterano da Segunda Guerra Mundial Yaroslav Hunka, de 98 anos, que lutou na Primeira Divisão Ucraniana antes de imigrar para o Canadá. As falas de Rota foram feitas durante a introdução de Vladimir Zelensky na Casa.
Esse grupo também ficou conhecido como Divisão Galícia e foi incorporado à 14ª Divisão de Granadeiros da SS, exército paramilitar do Partido Nazista. Composta de voluntários, muitos eram admiradores do líder fascista Stepan Bandera (1909–1959), colaboracionista nazista ucraniano durante a Segunda Guerra Mundial, ou viam os nazistas como aliados capazes de garantir autonomia perante Moscou.
Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, em conferência de imprensa (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 25.09.2023
Panorama internacional
ONU rechaça homenagem a soldado nazista feita por Parlamento, Trudeau e Zelensky no Canadá
Rota, que pediu desculpas por suas ações, foi criticado por movimentos sociais e nações ao redor do mundo.
A comunidade judia Amigos do Centro Simon Wiesenthal (que estuda o Holocausto) afirmou em um comunicado que "o fato de que um veterano que serviu em uma unidade militar nazista foi convidado e ovacionado no Parlamento é escandaloso".
A organização acrescentou que "não há dúvidas" de que a unidade na qual Hunka serviu foi responsável por matar civis "com um nível de brutalidade e rancor inimagináveis".
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала